Marinha treina fiscais para conduzir embarcações públicas
Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participam do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), ministrado pela Marinha do Brasil. Com término previsto para ocorrer nesta sexta, dia 6, a formação vai contribuir com o trabalho em campo que, em alguns casos, exige trafegabilidade fluvial.
O ETSP é repassado por homens da Capitania Fluvial de Brasília, que tem jurisdição sobre o Distrito Federal e também em todos os 246 municípios goianos. Nos dois primeiros dias os agentes da Semad receberam treinamento teórico.
Nesta quinta, dia 5, a capacitação prática ocorre no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP), que fica às margens da rodovia BR-060, região metropolitana de Goiânia.
A última etapa da formação será nesta sexta, quando toda a turma será submetida a uma prova de conhecimentos repassados durante todo o treinamento.
O superintendente de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semad, Robson Dizarz, lembra que para o direito à habilitação é necessária a obtenção de nota mínima exigida pela Marinha do Brasil.
Além dos fiscais da Semad, homens do Batalhão Ambiental, da Polícia Militar (PMGO), também integram o grupo. A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/GT3), ambos da Polícia Civil, também estão entre os 30 capacitados que receberão o ETSP.
O ETSP habilita servidores públicos a tripular e conduzir pequenas embarcações, de até oito metros de comprimento, empregadas na navegação interior a serviço de Órgãos Públicos (extra-Marinha). Robson Dizarz lembra que a última vez que fiscais da Semad receberam esse tipo de treinamento foi em 2013. “Nem todos participaram, e mesmo aqueles que receberam a habilitação, como o prazo de validade é de cinco anos, já estavam vencidas”, esclarece.
Treinamento
Em campo, instrutores da Marinha do Brasil orientaram os participantes do ETSP sobre procedimentos necessários a uma navegação segura. Constam na lista, por exemplo, a necessidade de se estabelecer um plano de navegação. Ainda, a verificação da regularidade dos documentos da embarcação e também do condutor, entre outros.
Outra observação é quanto à previsão do tempo. Entre os equipamentos estão cabos, âncoras, remos, materiais de salvamento, como boias e extintores, além de kit de primeiros socorros, exigido em embarcações com capacidade igual ou superior a 15 pessoas a bordo.
Comunicação Semad