Boletim aponta 1.464 focos de queimadas em setembro
O Boletim Queimadas número 17 para Goiás, com monitoramento realizado por meio de satélite detectou, no período de 1º a 27 de setembro de 2020, um total de 1.464 focos. Já no mesmo período de 2019 foram 4.118 focos de queimadas registrados em todo o Estado.
No período de apuração do boletim, foram registradas precipitações que auxiliaram na redução significativa na ocorrência de focos de queimadas.
O gráfico de monitoramento dos focos de queimadas realizado por meio de satélite nas regiões goianas também de 1º a 27 deste mês, nos anos de 2019 e 2020, demonstra a região sudoeste com números significativos em focos de queimadas. Em 2020 foram 523 focos de queimadas comparado ao ano de 2019 que registrou 930.
Prognóstico do Mapa de Risco
Oeste: predomínio de risco alto em praticamente toda a região.
Centro: risco alto em praticamente toda a região. Pequenas áreas de risco moderado em parte dos municípios de São Luís dos Montes Belos e Santa Rita do Novo Destino.
Sudoeste: área de risco total em praticamente toda a região. Pequenas áreas de risco moderado ocorrem em parte dos municípios de Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Itarumã. Sul: predomínio de risco alto. Risco moderado ocorre principalmente no oeste da região, entre Maurilândia e Acreúna.
Leste: predomínio de risco alto. Risco moderado ocorre em áreas no nordeste da região, entre Formosa e Divinópolis de Goiás.
Norte: risco alto em praticamente toda a região. Algumas áreas de risco moderado presentes principalmente em Niquelândia, Cavalcante, Colinas do Sul e Uruaçu. Uma pequena área de risco baixo ocorre no norte do município de Alto Paraíso de Goiás.
Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo)