Governo ressalta transparência em exposição das contas ao TCE

O Governo do Estado aprimora parceria técnica com o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e presta à sociedade uma gestão de total transparência. Nessa direção, a Superintendência Contábil da Secretaria da Economia apresentou nesta quinta-feira, dia 2, as normas de organização e exposição eletrônica das Contas dos Gestores do exercício de 2019 ao Tribunal, nos termos das Resoluções Normativas nº 5/2018 e 5/2020.

Participaram técnicos do Serviço de Contas dos Gestores do TCE-GO e da Superintendência de Inspeção da Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), via Zoom. A reunião foi pela manhã e contou com mais de 129 servidores públicos estaduais de todos os órgãos e Poderes do Estado, incluindo as empresas públicas.

O superintendente Contábil da Economia, Ricardo Borges de Rezende, abriu a reunião destacando a importância da parceria técnica entre os jurisdicionados e o TCE-GO para o aperfeiçoamento e transparência na prestação de contas das informações orçamentárias, financeiras, contábeis e patrimoniais ao tribunal e à sociedade. Destacou ainda que o Estado de Goiás, pela primeira vez, entregou as Contas Anuais do Governador de 2019 em formato totalmente eletrônico, “o que é considerado um grande avanço para a transparência e accountability do Estado”, assinalou.

Apresentações

Pelo TCE-GO, o gerente de Controle de Contas, Wilson Ferreira Júnior; o chefe do Serviço de Contas dos Gestores, Pedro Henrique Bastos; e o analista de Requisitos de TI, Felipe Antônio de Moraes Teixeira, apresentaram a estrutura, organização, fluxo e formato da Prestação de Contas dos Gestores, esclarecendo as dúvidas dos participantes. O prazo e análise da Controladoria Geral do Estado foram informados pelo superintendente de Inspeção, Cláudio Martins Correia, e o gerente de Inspeção de Contas da CGE-GO, Jean Marck Barbosa.

Nas considerações finais, representantes do TCE-GO esclareceram que haverá uma capacitação técnica com todos os gestores e contadores sobre o novo sistema de prestação de contas dos gestores, e que as dúvidas poderão ser enviadas ao Serviço de Contas de Gestores do Tribunal. O prazo para entrega das Contas dos Gestores de 2019 foi prorrogado para 31 de outubro desse ano.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo