Tailândia anuncia decisão de importar carne bovina de Goiás

A Tailândia oficializa a decisão de importar carne bovina de Goiás e de outros quatro estados brasileiros. O anúncio é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), incluindo a informação de que em Goiás foi habilitada a planta industrial do Frigorífico Minerva, em Palmeiras de Goiás, além de plantas industriais da JBS e do Marfrig, nos estados do Pará, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A Tailândia vai importar carne com osso, carne desossada e miúdos comestíveis, segundo informações divulgadas pelo Mapa. Trata-se de um mercado de carne com potencial de até US$ 100 milhões nos próximos anos, conforme avaliou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério, Orlando Leite Ribeiro.

Em 2019, o país importou de todo o mundo cerca de US$ 90 milhões em carne bovina. A Austrália participou da metade desse valor, já que os dois países possuem acordo de livre comércio. Além da carne, recentemente a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, anunciou a abertura do mercado tailandês para produtos lácteos do Brasil.

A decisão dos tailandeses leva em conta a qualidade do produto e os rígidos controle de sanidade do rebanho. O presidente da Agrodefesa, José Essado, enfatiza que trata-se de uma notícia muito positiva para Goiás e para o Brasil, porque significa mais exportações e reflexos positivos na economia do Estado.

Ele aproveita para conclamar aos pecuaristas para que tenham o máximo cuidado com a sanidade do rebanho, cumprindo as orientações do Serviço Veterinário Oficial principalmente em relação às vacinas e aos programas de saúde animal.

Missão em Goiás

O interesse da Tailândia pela carne bovina brasileira foi alvo de visita técnica realizada ao Brasil em janeiro de 2019, quando uma missão técnica inspecionou sistemas de produção pecuária e plantas frigoríficas em diversos estados.

Em Goiás, os técnicos tailandeses estiveram no Frigorífico Minerva e na Fazenda Sacramento, ambos em Palmeiras de Goiás, acompanhados por profissionais do Mapa e da Agrodefesa, órgão de defesa agropecuária do Governo de Goiás. Eles tiveram apoio também da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne – Abiec.       

Em Palmeiras, receberam informações do Serviço Veterinário do Brasil e sobre o Estado de Goiás tais como situação geográfica, logística, dados macroeconômicos e o potencial do agronegócio, com foco na pecuária de corte, em apresentação feita pelos profissionais da Agrodefesa.

Eles também conheceram a planta industrial do Frigorífico Minerva, incluindo todo o processo de produção, desde a chegada dos animais e abate até o acondicionamento e expedição dos produtos. Visitaram a Fazenda Sacramento, onde puderam conhecer o sistema de criação dos animais e verificar a sanidade do rebanho.

Assessoria de Comunicação da Agrodefesa

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo