Ao lado de Bolsonaro, Caiado visita obras do Hcamp de Águas Lindas
A convite do presidente Jair Bolsonaro, o governador Ronaldo Caiado realizou, na manhã deste sábado (11/4), uma visita técnica ao canteiro de obras do Hospital de Campanha (Hcamp) modular de Águas Lindas (GO), na região do Entorno do Distrito Federal.
Acompanhados dos ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), pelo vice-governador Lincoln Tejota, e pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, além do secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, Bolsonaro e Caiado conheceram a estrutura do local, que será a primeira construída pelo Governo Federal em todo o País.
Durante a visita, que durou cerca de meia hora, o governador destacou a importância do hospital para a região. "Vamos também agradecer e dizer da importância do Hospital de Campanha, aqui na cidade de Águas Lindas, hospital que será montado de forma extremamente ágil, rápida. Em mais 12 dias estará entregue, graças à parceria entre governos e prefeitura. Teremos aqui 200 leitos para atender todas as pessoas da região, e para que todo goiano, ou que mora no Estado de Goiás, tenha condição de receber o atendimento digno, caso venha a contrair coronavírus e venha a ter problemas respiratórios", destacou.
Caiado falou também do alívio que a construção do Hcamp de Águas Lindas trará para a área da saúde em toda a região. Além disso, agradeceu o Governo Federal pelas ações realizadas. "Isto trouxe para nós um alívio enorme, já que esta região é muito desassistida de todo e qualquer apoio do ponto de vista hospitalar. Hoje, agradeço ao presidente, ao ministro da Saúde, ao ministro dos Transportes, como também a toda estrutura da prefeitura de Águas Lindas, que se posicionou imediatamente para nos auxiliar com o terreno e toda essa área aqui, muito bem articulada e bem montada, para que atendêssemos os pacientes", agradeceu.
Já o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, elogiou a atuação do governador frente à pandemia em Goiás. "Governador, fico muito feliz com o senhor; com o vice-governador Lincoln Tejota.; com o presidente da Assembleia Lissauer; secretário da Saúde, Ismael Alexandrino; que olhou com esse olhar diferenciado. Como médico, o senhor tem feito um trabalho brilhante e enérgico para combater esse mal que assusta nós de Águas Lindas e o mundo inteiro", reiterou.
Estruturado por uma força-tarefa entre três entes federativos – Governo do Estado, Governo Federal e a Prefeitura da cidade, o local contará com 200 leitos para atendimento de casos de contaminação da Covid-19, todos eles com capacidade para receber casos graves da doença.
À prefeitura de Águas Lindas coube fazer a terraplanagem do local e realizar a estruturação necessária para o erguimento da estrutura. Já o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, está provendo a construção da estrutura física do hospital, que terá respaldo técnico e equipamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde. O Estado, por sua vez, ficará responsável pela gestão do hospital e todo o seu funcionamento, pelo custeio mensal e pela colocação da mão-de-obra.
A previsão é que o Hcamp já esteja pronto para atender a população de Águas Lindas e região do Entorno em até 12 dias. O terreno tem 10 mil metros quadrados e conta com instalações de gás, água, energia e esgoto.
O hospital terá 200 leitos adaptáveis para unidades de tratamento semi-intensivas, com tubulação e suporte para respiradores. A área construída será de 115×30 metros, além de uma área de 20×75 metros de suporte, com refeitório e alojamento para os profissionais de saúde.
Modelo para Manaus
Em entrevista concedida após a visita, o ministro Saúde, revelou que o Hcamp de Águas Lindas será modelo para a construção do próximo Hospital de Campanha do País. "Servirá de modelo e de parâmetro para construirmos um em Manaus, que já está entrando em colapso. Amanhã mesmo já darei a ordem para iniciar a construção deste de lá", explicou Mandetta.
Segundo ele, toda a experiência adquirida com a construção do Hcamp no Entorno servirá para os próximos. "Aqui, consigo medir tudo: entre eu dar a ordem, a firma vir, escolher terreno, montar a infraestrutura e me entregar, quanto tempo leva e quanto custa. Parafuso por parafuso. Esse será o piloto dos federais", disse.
Além do Hcamp de Águas Lindas, outros dois hospitais formarão a base da rede pública de assistência de Saúde no combate à pandemia do Coronavírus na região do Entorno do Distrito Federal. Um deles ficará na região sul do Entorno, mais especificamente em Luziânia. O outro está localizado na região norte do Entorno, em Formosa, onde o hospital municipal será estadualizado nos próximos dias.
Ismael destacou a segurança em relação à Saúde que a região terá com estes três hospitais. "Na última quarta-feira, a Assembleia aprovou a estadualização destes dois hospitais que, juntos com este de Águas Lindas, trarão grande segurança para que a população da região seja bem assistida até atravessarmos esse período", avaliou.
Goiás segue sob decreto de isolamento social assinado pelo governador Ronaldo Caiado até o dia 19 de abril, quando uma série de protocolos que já estão sendo estudados pelo Governo do Estado definirão quais medidas deverão ser adotadas, seja em relação a possíveis flexibilizações seja em relação à manutenção das atuais determinações.
Fotos: Junior Guimarães
Secretaria de Comunicação do Estado de Goiás