Dgap executa plano de combate à contaminação com foco no servidor penitenciário
A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap) tem trabalhado ininterruptamente nos últimos dias em ações de controle e combate à infecção e transmissão pelo coronavírus, com foco nos servidores penitenciários. A instituição, em situação emergencial, criou o Comitê de Gerenciamento de Crise da instituição, que prevê, dentre outras ações, o monitoramento da situação de saúde dos servidores; a atuação reativa e proativa para resguardo da saúde; a realização de plantões dedicados ao esclarecimento de dúvidas dos servidores; e empenho em orientações permanentes quanto aos procedimentos de minimização de riscos.
O comitê, formado por servidores, que tem como líder situacional o policial penal Alex Galdiolli, tem um telefone de atendimento 24 horas: (62) 32014500 para qualquer dúvida de servidores e gestores da administração penitenciária sobre situações de trabalho que demandem orientações quanto ao coronavírus.
“Além da criação do comitê, a Dgap não tem medido esforços na elaboração do plano de contingência direcionado para servidores. Já cuidamos, desde a publicação do Decreto Estadual 9.634/2020 do Governo de Goiás, da normativa – portaria – para revezamento de trabalho dos servidores penitenciários”, ressalta o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Agnaldo Augusto da Cruz.
“O teletrabalho também já foi instituído no sistema prisional goiano, obedecendo as regras estipuladas pelo Estado”, lembra o gestor, atento às normas de segurança e saúde no âmbito da instituição.
A Dgap também tem adotado providências para dispensa de licitação de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e insumos de limpeza e assepsia aos servidores e estudado também orientações normativas quanto ao uso desses equipamentos em ambiente de trabalho. A distribuição de todos os EPIs e insumos de limpeza e assepsia em estoque já está ocorrendo e novas compras estão sendo providenciadas.
Em breve, a instituição disponibilizará o cronograma de vacinação de gripe para servidores, que já está sendo elaborado pela equipe técnica competente da Dgap.
Uma material com orientações básicas para evitar o controle e a contaminação entre os servidores dá Dgap está sendo produzido para divulgação interna, além de uma campanha institucional, chamada de “fique em casa” com os servidores e suas mensagens para sensibilização do público interno e população em geral.
O comitê criado está em observação das principais demandas dos servidores para que as respostas, orientações e ações emergenciais ocorram de forma rápida.
Comunicação Serorial Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Mais informações: (62) 3201-4726