Museu de Imagem e Som recebe Goianidades Isolantes

 

O Museu de Imagem e Som (MIS-GO), unidade da Secretaria de Cultura de Goiás, sedia entre os dias 5 e 29 de novembro, a primeira exposição de Tape Art do Estado de Goiás, intitulada “Goianidades Isolantes”. O evento, realizado pelo Do All Tape – Arte com Fitas terá entrada gratuita e ocorrerá das 9 às 17h30, no Museu da Imagem e Som (MIS-GO), localizado na Praça Cívica. Na ocasião, os visitantes poderão apreciar a exposição de duas séries produzidas por artistas locais: uma chamada “Cerrado Urbano” e a outra “Releituras Consagradas”.

A Tape Art é uma expressão artística relativamente nova, que nasceu nos anos de 1960, na Alemanha e nos Estados Unidos. Essa modalidade surgiu como derivada do grafite urbano e vem sendo popularizada no Brasil há cerca de 10 anos. A Marca “Do All Tape – Arte com Fitas” surgiu a partir da iniciativa dos “tapeartistas” Jullyanderson Carvalho e João Paulo Pigosso, que tinham o objetivo de desenvolver e aplicar variadas técnicas de tape art, dando vida a um processo minucioso e exclusivo, desde a elaboração até a sua entrega.

A série “Cerrado Urbano” é totalmente autoral e conta com oito painéis e uma intervenção em parede, todos produzidos com fitas adesivas. A temática mescla as paisagens naturais da flora e fauna do cerrado com cenas urbanas goianas, problematizando a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e das referências culturais de nosso patrimônio.

Já a série “Releituras Consagradas” envolve a reinterpretação de obras aclamadas pelo público. Monalisa, de Leonardo da Vinci, comendo pamonha; Noite Estrelada, de Van Gogh, com o Ceú Goiano Estrelado; e Abaporu, de Tarsila do Amaral, descansando no cerrado são algumas das releituras que poderão ser conferidas na exposição.

No evento também serão realizadas visitas guiadas para aqueles que pretendem entender o processo e o trabalho em Tape Art. Os artistas do “Do All Tape” são os responsáveis pela exposição, que tem o conteúdo inspirado no cotidiano urbano da capital goianiense.

A exposição acontece com o apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Prefeitura de Goiânia, com apoio cultural da TG Core, Museu da Imagem e Som do Estado de Goiás (MIS) e Bridge Eventos. Estima-se que cerca de 2 mil pessoas visitem a exposição, entre comunidade e alunos de escola pública.

Serviço:

Goianidades Isolantes – I Exposição de Tape Art de Goiás
Data: 5 a 29 de Novembro de 2019 (Terça a Sexta)
Horário: 09h – 17h30min

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo