Cine Cultura estreia Meu Nome é Daniel e Foro Íntimo

O Cine Cultura estreia, nessa quinta-feira, dia 17, os filmes Meu Nome é Daniel, do diretor Daniel Gonçalves, e Foro Íntimo, de Mehedff. Para completar a programação 100% brasileira dessa semana, seguem em cartaz os filmes A Noite Amarela e Bacurau, sucesso de bilheteria na sala.

Sônia Braga em cena de Bacurau

Primeiro longa-metragem brasileiro dirigido por uma pessoa com deficiência, Meu nome é Daniel é um documentário em primeira pessoa. Nele, Daniel Gonçalves, jovem cineasta carioca que nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar, percorre o caminho de sua vida para tentar compreender sua condição.

Meu nome é Daniel já passou por 12 festivais nacionais e internacionais em países como Alemanha, Austrália e Holanda e recebeu diversos prêmios como Menção Honrosa Direção de Documentário no Festival do Rio 2018, Melhor longa-metragem na Mostra de Cinema de Gostoso (2018), Melhor longa-metragem pelo Júri popular na Mostra de Cinema de Tiradentes 2019 e o prêmio “Documental Calificado a los Premios Oscar de la Academia” do Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias 2019 que qualificou o filme para concorrer ao Oscar de filme documentário 2020.

Em Foro Íntimo, o espectador assiste um filme inspirado em eventos reais, que navega sob turbulentas águas que escondem a situação do judiciário no Brasil. O filme acompanha 24 horas na vida de um juiz acuado por criminosos sob seu julgamento, que se encontra refém do sistema legal. Confinado ao Fórum dia e noite, acompanhado sem intervalo por seguranças armados, o Juiz dorme, se alimenta e toma banho nas dependências do tribunal.

A pompa e imponência da arquitetura moderna é contraposta com as tradicionais divisórias de repartições públicas, as pilhas de processos nos corredores. Cada vez mais encurralado, o Juiz parece estar na iminência de perder o controle de suas próprias emoções, no momento onde a pressão do seu cotidiano atual coloca em cheque sua normalidade psicológica, criando ciclos que podem ter acontecido, terem sido sonhados ou até mesmo imaginados.

O Cine Cultura funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, com sessões de segunda a domingo, inclusive aos feriados. O ingresso da sala custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia), apenas em dinheiro. Todo mundo paga meia-entrada nas sessões de segunda-feira. A coordenação do cinema pede, gentilmente, que facilitem o troco e evitem cédulas altas, ajudando assim o trabalho de bilheteria.

Sinopses:

Meu Nome é Daniel (2019, Brasil, documentário, 83 min, 12 anos, dir: Daniel Gonçalves)

Daniel Gonçalves nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. Através de imagens de arquivo da família, cenas gravadas atualmente, histórias e reflexões de Daniel, traça-se o caminho de sua vida para tentar compreender sua condição.

Foro Íntimo (2019, Brasil, 74 min, 12 anos, dir: Ricardo Mehedff)

Inspirado em eventos reais, ‘Foro Íntimo’ navega as turbulentas águas que escondem a sombria situação do Poder Judiciário no Brasil. O filme acompanha 24 horas na vida de um juiz acuado por criminosos e refém do sistema legal.

Bacurau (2019, Brasil, 131 min, 16 anos, dir: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles)

Num futuro próximo, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

A Noite Amarela (2019, Brasil, 102 min, 16 anos, dir: Ramon Porto Mota)

Em um breve feriado, um grupo de jovens decide ir até uma ilha. No entanto, lá se mostra um lugar extremamente escuro tanto durante o dia quanto à noite e acontecimentos sinistros acontecem enquanto os amigos estão por lá. Ou seriam meras alucinações?

Confira a programação:

15h00 – Meu Nome é Daniel

16h30 – Foro Íntimo

18h00 – Bacurau

20h30 – A Noite Amarela

Mais informações: (62) 3201-4670

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo