Vazio sanitário da soja termina nesta terça-feira.

O vazio sanitário da soja iniciado em todo o Estado no dia 1º de julho, termina na terça-feira, dia 24. Com isso, o período de semeadura já pode ser iniciado no dia 25, conforme estabelecido na Instrução Normativa Agrodefesa nº 2, de 3 de setembro de 2019, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 4 de setembro.

Inicialmente, o vazio sanitário estava previsto para ser cumprido até dia 30, segunda-feira, totalizando 92 dias. Contudo, houve a decisão de antecipar o início do plantio em seis dias, levando em consideração os procedimentos adotados por Estados vizinhos a Goiás e pedidos formalmente apresentados por entidades representativas dos produtores rurais. Desse modo, o vazio neste ano terá duração de 86 dias.

Excepcionalidade

A IN nº 3/2019 tem caráter excepcional, com validade somente para a safra 2019/2020. Para o término do plantio fica mantido o prazo fixado anteriormente, que é 31 de dezembro. A antecipação da semeadura beneficia principalmente os produtores irrigantes, que têm disponibilidade de água para manter a umidade das lavouras. O presidente da Agrodefesa, José Essado, ressalta que a pequena redução do prazo de vazio sanitário não afeta o efeito das medidas fitossanitárias adotadas para inibir o surgimento da ferrugem asiática da soja nos cultivos de verão.

A decisão de antecipar o plantio também levou em consideração as solicitações formais apresentadas pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – Faeg; Associação Goiana dos Produtores de Algodão – Agopa e pela Associação Goiana dos Produtores de Soja – Aprosoja/GO, para antecipar o período de semeadura da soja em Goiás. Nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, todos limítrofes de Goiás, o vazio sanitário da cultura da soja foi encerrado no dia 15 deste mês, conforme Portarias e Instruções Normativas dos órgãos de defesa daqueles Estados.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo