Troféu Jaburu, maior comenda cultural do Estado, é entregue pelo Conselho de Cultura

 O Troféu Jaburu, maior comenda cultural de Goiás, foi entregue em solenidade no Palácio das Esmeraldas na noite desta quinta-feira, dia 29. Foram agraciados com o prêmio principal (uma estatueta em bronze criada pela artista Neusa Moraes) o fotógrafo Hélio de Oliveira (2019) e o ator e diretor Mauri de Castro (2018). O Jaburu Especial – Cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, foi concedido ao escritor Luiz Fernando Valladares. Também foram entregues Medalhas de Mérito Cultural e Diplomas de Destaque Cultural do Ano a outras personalidades do cenário regional.

Representando o governador Ronaldo Caiado na solenidade, o secretário de Cultura de Goiás, escritor Edival Lourenço, destacou as ações que a atual gestão tem feito para resgatar o setor. Ele citou as dívidas milionárias encontradas na pasta recriada neste governo. “Ainda assim, estamos nos esforçando para retomar a normalidade”, disse, destacando várias ações.

Edival Lourenço, que já foi agraciado com um Jaburu, reconheceu a representatividade do prêmio e a importância do setor. “Não vivemos sem Cultura”, destacou. Ele também ressaltou a relevância do Conselho de Cultura para a sociedade. “Trata-se de um instrumento poderoso que participa diretamente das ações culturais em Goiás, como na análise e aprovação de projetos”, afirmou Edival Lourenço.

Presidente do Conselho, Nancy Ribeiro de Araújo, também destacou a presença do colegiado em vários momentos importantes para a Cultura Goiana. Ela ressaltou o papel do Conselho como guardião da Cultura e chamou a atenção para a representatividade do Jaburu. “Com essa premiação reconhecemos a relevância de figuras importantes para a Cultura. É uma forma de valorizar as pessoas que fazem nossa Cultura”, disse.

Em nome dos homenageados, Luiz Fernando Valladares falou sobre o histórico de resistência do setor cultural em Goiás e da participação direta do Conselho de Cultura nesse contexto. Sobre o momento mais recente, ele explicou que foi relevante a decisão do atual governo em recriar a Secretaria de Cultura. Luiz Fernando já foi conselheiro e milita há anos no setor cultural. “É uma grande honra para mim receber esta homenagem”, afirmou.

Reconhecimento

O Troféu Jaburu é uma honraria concedida anualmente pelo Conselho de Cultura, que é ofertada às pessoas ou entidades de destaque no cenário da cultura. A poetisa Cora Coralina foi a primeira homenageada pela comenda, em 1980. Outros relevantes nomes da cultura goiana também já foram agraciados, como Siron Franco, Goiandira do Couto, Leolídio de Ramos Caiado, João Batista de Andrade, Juca de Lima, Miguel Jorge, Antônio Poteiro e Edival Lourenço, atual Secretário de Cultura.

O conselho é um órgão colegiado, formado por representantes do setor cultural indicados pelo governo e pela sociedade civil organizada, responsável por desenvolver a política estadual de Cultura. Ao órgão compete, além da análise de projetos culturais, a função de normatizar, deliberar, consultar e fiscalizar todas as ações no universo cultural do Estado, inclusive formulando as propostas e executando políticas públicas na área.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo