Produtores na Bacia do Meia Ponte são autuados
Os produtores flagrados descumprindo o horário de irrigação noturno na Bacia do Meia Ponte estão sendo autuados pelas equipes de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad Goiás).
As regras para irrigação noturna e redução das vazões de captação foram definidas pela Portaria 179/2019, publicada no último dia 14/08 no Diário Oficial do Estado. Assim, ficou definido que os produtores devem irrigar entre 20 e 6 horas e as vazões de captação outorgadas acima da captação da Saneago devem ser reduzidas em 50%.
Nas últimas semanas, as equipes da Semad realizaram visitas de orientação aos produtores, passando por mais de duzentas propriedades. Agora, com o rio já no Nível Crítico 2 e a tendência da vazão continuar em queda devido ao período de seca, os produtores descumprindo as normas estão sendo multados. Os valores variam de acordo com o tamanho da propriedade e a reincidência do descumprimento.
Em vídeo recente, o governador Ronaldo Caiado, acompanhando da secretária Andréa Vulcanis (Semad) e do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, pede compreensão aos produtores rurais para que atendam às orientações e normas estabelecidas para evitar medidas mais graves que estão sendo cogitadas pelo Ministério Público de cancelamento de todas as outorgas no Meia Ponte.
Comunicação Semad