Avança parceria entre Goiás e DF também na segurança pública
A segurança pública do Entorno do Distrito Federal deverá passar por grandes transformações a partir da parceria firmada entre os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do DF, Ibaneis Rocha. Em nova reunião realizada na noite desta quinta-feira, dia 22, em Águas Lindas, os secretários de Segurança Pública das duas administrações estabeleceram um cronograma para efetivar o trabalho conjunto. Primeiro passo é promover a integração das forças policiais goianas e distritais.
As ações começam a ser desenhadas em um próximo encontro, desta vez, entre os secretários das pastas de Segurança. “A reunião será no dia 2 de setembro, em Brasília, onde nós vamos estabelecer um cronograma e um planejamento”, afirmou Rodney Miranda, titular da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO).
Com grande expectativa, Ronaldo Caiado comemorou os avanços rápidos dessa parceria com o governo do Distrito Federal, que atenderá demandas antigas da população do Entorno. “Todos nós avançamos muito na conversa. No dia 2, os nossos secretários, aqui já credenciados, vão avançar em um protocolo para apresentar toda uma rotina de integração das polícias com resultado com mais eficiência, transferência de técnicas e práticas”, apontou Caiado.
Em relação ao sistema prisional, o governador ainda destacou que pretende implantar uma nova política, com o apoio da iniciativa privada. “Queremos ampliar a área de propriedade no entorno de cada penitenciária para avançarmos, junto com a iniciativa privada, para que instalem indústrias e as pessoas comecem a trabalhar. Não é possível elas ficarem condenadas o tempo todo sem fazer nada”, reiterou.
Também participaram da reunião o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Gustavo Torres; representantes da Polícia Rodoviária Federal; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Renato Brum; comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, Dewislon Adelino Mateus; delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, Odair José Soares; e o presidente da Goinfra, Enio Caiado.
Fotos: Júnior Guimarães