Cine Cultura exibe Mostra Werner Herzog: Coragem e Êxtase a partir desta quarta

Contando com a parceria e apoio do Instituto Goethe, o Cine Cultura convida seu público para conhecer parte da filmografia do diretor alemão Werner Herzog, que possui essa incrível e única habilidade de fazer do cinema um olhar curioso, perspicaz e extremamente respeitoso sobre a existência em toda sua complexidade. Não por acaso, a força desse seu olhar, e de sua obra, vem da posição tanto submissa quanto fascinada diante da natureza, fio condutor de seus interesses enquanto cineasta e homem do mundo.

Em seus filmes e em suas peregrinações (Herzog é, afinal, uma espécie de explorador-filósofo-mochileiro do cinema), a natureza é uma obra em si mesma, uma ópera desse mundo tão vasto e enigmático, onde o ser humano é, na melhor e mais bela das hipóteses, um verso misterioso.

Serão cinco dias de longas, curtas, filmes para TV, documentários, ficções e duas sessões surpresas que terão os títulos revelados apenas no momento da exibição.

Cada dia foi programado com filmes que conversam entre si. Assim, o público pode se sentir motivado a assistir a mais de um filme por dia (ou todos no dia, para quem puder se entregar por completo), se envolvendo de maneira mais intensa com o cinema de Herzog.

A entrada é gratuita e a classificação indicativa de toda a mostra é 14 anos.

O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Cultura de Goiás.

Abaixo os horários e filmes que serã oexibidos na mostra:

24/07 – BEM-VINDOS À LINGUAGEM
– 15h00: “Últimas palavras” (1968, 13 min) + “A pregação de Huie” (1981, 41 min) + “Fé e moeda” (1981, 44 min)
– 17h00: “Ecos de um império sombrio” (1990, 91 min)
– 19h00: “O país do silêncio e da escuridão” (1971, 85 min)
– 20h45: “Medidas contra fanáticos” (1969, 12 min) + “How much wood would a woodchuck chuck” (1976, 44 min) + “A balada de um pequeno soldado” (1984, 46 min)

25/07 – HOMENS E ANJOS FORMEI DE TODO LIVRES, E LIVRES SERÃO SEMPRE
– 15h00: “Sinos do abismo: fé e superstição na Rússia” (1993, 60 min) + “Wodaabe: pastores do sol” (1989, 52 min)
– 17h15: “Fata morgana” (1971, 76 min)
– 18h45: “O grande êxtase do entalhador Steiner” (1974, 45 min) + “Gasherbrum: o brilho sombrio das montanhas” (1985, 45 min)
– 21h00: “Além do azul selvagem” (2005, 80 min)

26/07 – ESTREMECE-ME OU ARREPIA-ME
– 16h30: “Roda do tempo” (2003, 81 min)
– 18h30: “Lições da escuridão” (1992, 54 min) + “La Soufrière” (1977, 30 min)
– 20h15: Filme surpresa (90 min)

27/07 – MEU MELHOR INIMIGO
– 15h30: “Aguirre, a cólera dos deuses” (1972, 95 min)
– 17h30: “Nosferatu, o vampiro da noite” (1979, 107 min)
– 19h45: “Fitzcarraldo” (1982, 158 min)

28/07 – ASAS DO DESEJO
– 15h00: “A defesa sem precedentes do Forte Deutschkreuz” (1967, 15 min) + “O pequeno Dieter precisa voar” (1997, 80 min)
– 17h00: Filme surpresa (100 min)
– 19h00: “Asas da esperança” (2000, 66 min)

Sinopses:

1) ÚLTIMAS PALAVRAS (Letzte Worte, 1968, 13 min)

O cenário é o nordeste da ilha de Creta: a polícia usa de violência para levar um homem da ilha de Spinalonga para a ilha principal. Esse homem, um tocador de lira, se recusa a fazer qualquer declaração sobre suas experiências. As pessoas fazem suas próprias suposições.

2) A PREGAÇÃO DE HUIE (Huie’s Predigt, 1981, 41 min)

Bem no centro do Brooklyn, em uma área decadente, o bispo Huie L. Roger prega no “Greater Bible Way Temple“, e encanta os fiéis com sua paixão. Werner Herzog fascina os fieis com sua impetuosidade. Werner Herzog observa o que ocorre de forma bem tranquila e concentrada, abstendo-se de comentar.

3) FÉ E MOEDA (Glaube und Währung / God’s Angry Man, 1981, 44 min)

Há anos, quase que diariamente, o pregador televisivo, dr. Gene Scott se põe diante da câmera pronunciando suas ideias acerca do cristianismo; elas têm como objetivo angariar doações em dinheiro.

4) MEDIDAS CONTRA FANÁTICOS (Maßnahmen gegen Fanatiker, 1969, 12 min)

Algo estranho acontece na pista de corrida de trotes (em München-Daglfing). Tipos quase indefiníveis surgem diante da câmera e afirmam que estariam ali exercendo seu dever de proteger os cavalos dos fanáticos. Porém, não é possível identificar uma ameaça em nenhum lugar.

5) HOW MUCH WOOD WOULD A WOODCHUCK CHUCK (1976, 44 min)

Observações sobre o Campeonato Mundial dos Leiloeiros de Gado, realizado em 1975, em Fort Collins, no Colorado. Herzog observa a ladainha dos leiloeiros, que o leigo mal entende. Para o diretor, a linguagem deles, cujo som lembra o de um berimbau, tem “algo de assustador e fascinante” e poderia “ser a última poesia lírica imaginável”.

6) BALADA DE UM PEQUENO SOLDADO (Ballade vom kleinen Soldaten, 1984, 45 min)

Fevereiro de 1984: Em um pedaço de terra distante e de difícil acesso na costa do Atlântico, os índios miskitos lutam contra o exército sandinista. Werner Herzog e o jornalista fotográfico Denis Reichle observam principalmente os soldados-criança nas fileiras dos miskitos.

7) O PAÍS DO SILÊNCIO E DA ESCURIDÃO (Land des Schweigens und der Dunkelheit, 1971, 85 min)

Aparentemente este é um documentário sobre surdos-cegos: alguns encontraram refúgio num asilo; outros estão abandonados sem esperança alguma. Num plano mais profundo, o espectador descobre um ensaio fílmico e sensorial sobre a comunicação, que também constitui o momento do devir humano.

8) ECOS DE UM IMPÉRIO SOMBRIO (Echos aus einem düsteren Reich, 1990, 91 min)

Uma busca por pistas de Jean-Bédel Bokassa (1921–1996), o ditatorial presidente e posterior imperador da África Central. O ponto de partida é a investigação do jornalista norte-americano Michael Goldsmith, que no passado por pouco escapara da morte em uma prisão de Bokassa.

9) SINOS DO ABISMO: FÉ E SUPERSTIÇÃO NA RÚSSIA (Glocken aus der Tiefe, 1993, 60 min)

Werner Herzog observa na Sibéria curandeiros que se autodenominam redentores e se fazem passar por sucessores de Cristo, e pessoas que, no distante lago Svetloyar, realizam rituais estranhos e difíceis de explicar.

10) WODAABE: PASTORES DO SOL (Hirten der Sonne, 1989, 52 min)

Tendo como ponto de partida uma festa, que se realiza anualmente, Herzog retrata a tribo nômade dos wodaabe, no sul do Saara. Em momento algum, ele suprime o desconhecido e o irritante em suas observações, enfatizando, assim a identidade inconfundível da antiga tribo do povo dos fulbes.

11) FATA MORGANA (1971, 76 min)

Uma viagem poética pela África, poética e surreal, como um sonho, fragmentária, por ser destituída de qualquer história, ainda assim amparada em uma coerência interna. Herzog confronta os mitos da criação com imagens da destruição.

12) O GRANDE ÊXTASE DO ENTALHADOR STEINER (Die grosse Ekstase des Bildschnitzers Steiner, 1974, 45 min)

Um retrato incomum do ex-campeão mundial de salto de esqui, Walter Steiner. No centro do filme está a competição de Steiner na Semana Internacional de Salto de Esqui na grande rampa de Planica (Eslovênia) em março de 1974.

13) GASHERBRUM: O BRILHO SOMBRIO DAS MONTALHAS (Gasherbrum – der leuchtende Berg, 1985, 45 min)

Em junho de 1984, os dois renomados alpinistas Reinhold Messner e Hans Kammerlander fazem uma expedição incomum. Eles querem conquistar em uma única escalada dois picos de mais de 8000m na Serra de Karakorum, que são o Gasherbrum 1 e o Gasherbrum 2, e isso sem equipamento de oxigênio, sem grande bagagem e sem retorno intermediário ao acampamneto de base. Herzog acompanha a expedição até o acampamento de base nas geleiras eternas.

14) ALÉM DO AZUL SELVAGEM (The Wild Blue Yonder, 2005, 80 min)

Um extraterrestre relata sua fuga de um planeta congelado em uma galáxia longínqua, discorrendo sobre as tentativas de se estabelecer na Terra. Enquanto isso, na busca por um novo hábitat, cinco astronautas viajam pelo universo e exploram o planeta abandonado, “além do azul selvagem“.

15) RODA DO TEMPO (Rad der Zeit, 2003, 81 min)

Werner Herzog observa festas e rituais budistas em três locais: no lugarejo de Bodh Gaya, no monte tibetano Kailash e na cidade austríaca de Graz. O tema central do filme: a festa da iniciação de Kalachakra.

16) LIÇÕES DA ESCURIDÃO (Lektionen in Finsternis, 1992, 54 min)

Pouco antes da segunda Guerra do Golfo, tropas iraquianas incendiaram campos de petróleo e terminais durante sua retirada do Kuait. Herzog e seu cinegrafista tentam registrar o inconcebível, o apocalipse, através de suas imagens.

17) LA SOUFRIÉRE (1977, 30 min)

Verão de 1976: há uma ameaça de uma erupção devastadora do vulcão “La Soufrière” na ilha de Guadalupe, Antilhas Francesas. A ilha é evacuada. Werner Herzog e sua equipe de filmagem ficam para filmar a catástrofe – e aguardam a erupção em vão.

18) AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES (Aguirre, der Zorn Gottes, 1972, 95 min)

No séc. 16, o cruel e insano Don Lope de Aguirre (Klaus Kinski) lidera uma expedição espanhola em busca do El Dorado.

19) NOSFERATU, O VAMPIRO DA NOITE (Nosferatu: Phantom der Nacht, 1979, 107 min)

Conde Drácula (Klaus Kinski) sai da Transilvânia em direção a Wismar, espalhando a Peste Negra pela terra. Apenas uma mulher de puro coração poderá colocar um fim a esse reino de horror.

20) FITZCARRALDO (1982, 158 min)

A história de Brian Sweeney Fitzgerald (Klaus Kinski), um homem extremamente determinado que pretende construir uma casa de ópera no meio da selva.

21) A DEFESA SEM PRECEDENTES DO FORTE DEUTSCHKREUZ (Die beispiellose Verteidigung der Festung Deutschkreutz, 1967, 15 min)

Quatro jovens invadem uma fortaleza antiga e abandonada e encontram armas, capacetes de aço e uniformes deixados para trás. No início, eles ainda se apropriam dos objetos de forma jocosa, mas a brincadeira ameaça virar algo mais sério. Eles se exercitam, atiram e esperam pelo inimigo, porque “temos que mostrar serviço!“

22) O PEQUENO DIETER PRECISA VOAR (Little Dieter Needs to Fly, 1997, 80 min)

Dieter Dengler discorre sobre seus serviços como piloto da Força Aérea dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. Dengler também revisita os locais de sua captura e eventual fuga das mãos dos vietcongues, recriando vários dos eventos para a câmera.

23) ASAS DA ESPERANÇA (Schwingen der Hoffnung, 2000, 66 min)

Werner Herzog retorna à selva sulamericana com Juliane Koepcke, alemã que foi a única sobrevivente de um avião que ali caíra em 1971. Eles encontram destroços da aeronave e recriam sua jornada para fora da floresta.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo