Lincoln Tejota destaca Programa Goiás de Resultados

Durante entrevista ao programa Tarde CBN nesta quarta-feira, 17, o vice-governador Lincoln Tejota detalhou o programa Goiás de Resultados aos ouvintes da Rádio CBN Goiânia. Segundo Tejota, o objetivo principal é dar um rumo diferente para o governo. “É apresentar resultados concretos para o cidadão, com o acompanhamento das ações de todas as secretarias”, explicou.

Conduzido pelos jornalistas Natália Lima e José Bonfim, o programa abordou, entre outros temas, a situação financeira do Estado, o balanço de seis meses da atual gestão, os incentivos fiscais, a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal e as ações do governo para garantir a retomada do crescimento de Goiás.

Goiás de Resultados

Sobre o Goiás de resultados, Lincoln Tejota explicou que o programa foi lançado há dois meses e, na fase atual, o governador Ronaldo Caiado realiza a análise detalhada de cada meta apresentada. “A partir dessa avaliação, o governador irá dizer se as metas estão de acordo com o Plano de Governo, se elas têm exequibilidade e condições de entrega”, disse o vice-governador.

“O programa não cria gastos novos, ele auxilia na condução do trabalho de cada secretaria, mensurando os resultados, a fim de garantir que os recursos sejam empregados da melhor forma possível”, argumentou Lincoln, ao destacar que a atual gestão cumpre o último ano do plano plurianual estabelecido pela gestão passada. “Já existe a previsão orçamentária para as pastas, então o programa garante que esse recurso seja bem gasto”, observou.

“A dificuldade financeira existe, sabendo disso também buscamos recursos extras”, adiantou Lincoln, que esteve em missão à China. “Também recebemos oito embaixadores dos países asiáticos, e hoje nos reunimos com o cônsul da Espanha, que está em contato com empresários que querem investir em nosso Estado”, afirmou.

Lincoln frisou ainda, que o Goiás de Resultados não é uma ação momentânea. “Ao final deste mandato, vamos entregar à população, aquilo que é esperado de um governo. Fomos eleitos pelo anseio e desejo de mudança e esse é o nosso foco”, detalhou. Para o vice-governador, o Goiás de Resultados está dando norte ao governo, “definindo o que é prioritário para esta gestão”, disse. “O decreto do governador Ronaldo Caiado inclusive traz a possibilidade de realocação de recursos caso não haja comprometimento por parte das secretarias”, alertou Tejota.

Balanço

Ainda durante a entrevista, Lincoln foi questionado sobre os resultados alcançados nesses primeiros seis meses de gestão. Ele apontou a Segurança Pública como a área onde os resultados foram percebidos primeiramente pela população. “O maior enfrentamento em relação à criminalidade. Nas ruas, a população diz isso. Eu gosto de estar em contato com as pessoas e ouço que as mudanças são perceptíveis. Tivemos uma queda drástica nos números, em várias modalidades de crimes, e é a mesma polícia. Ou seja, isso é resultado de uma gestão diferente”, defendeu.

Crise

De acordo com Lincoln, não é apenas Goiás que passa por um momento de dificuldades, e o país todo enfrenta um momento difícil. “A crise financeira nos impede de fazer tudo aquilo que gostaríamos de fazer, por isso faremos o que pudermos fazer. Para melhorar esse cenário estamos enxugando a máquina, fazendo uma forma nova de gestão com foco na apresentação de resultados à população”, explicou. Para o vice-governador, apesar de o momento impor limitações, todas as áreas receberão atenção do governo Ronaldo Caiado.

Incentivos Fiscais

Sobre a redução dos incentivos fiscais e limitações a esse tipo de atrativos durante um possível Regime de Recuperação fiscal, o vice-governador destacou, durante a entrevista, que eles não deixarão de existir. O vice-governador criticou o falso conceito de que os incentivos devem ser permanentes. “Precisamos e estamos, de fato, revisando todos os incentivos, mas isso não quer dizer que eles irão acabar. Porém, defendo a busca de novas alternativas para tirar essa característica de que seja permanente. Até porque não é assim em lugar algum do mundo”, acentuou. “Estamos revendo essa política para garantir resultados positivos, garantir a geração de empregos e uma economia saudável para o Estado”, observou Lincoln.

RRF

Tejota lembrou que a inclusão de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) é algo esperado desde o início do governo. “Assim que tivemos acesso à real situação da saúde financeira do Estado isso nos preocupou, até porque sabemos que nossos compromissos são grandes. O Estado precisa não só continuar funcionando, ele precisa crescer. E não podemos falar de crescimento sem investimentos e recursos”, afirmou. “É nossa preocupação dar solução aos problemas de Goiás e o RRF vem para trazer essa saúde financeira”, defendeu. Para Lincoln, sem medidas mais duras, o governo não consegue sair da situação de limitação para fazer grandes investimentos.

Após a entrevista, o vice-governador Lincoln Tejota visitou a redação do Jornal O Popular, conversou com o editor da Coluna Giro, Caio Henrique Salgado, e participou de uma live com o jornalista Marcos Nunes Carreiro.

Comunicação Setorial Vice-Governador

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo