Assistência humanizada leva paciente de UTI para o banho de sol

Depois de mais de quatro meses internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sem ver a luz do dia, Elaine Galvão do Nascimento, de 49 anos, pôde, finalmente, sentir por alguns minutos o calor do sol em sua pele. A saída da paciente do leito de internação para o banho de sol faz parte do tratamento humanizado da equipe da UTI do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), em Goiânia.

Para proporcionar à paciente o banho de sol, oito profissionais da UTI foram mobilizados para garantir segurança e conforto à dona Elaine, durante os 30 minutos em que se ausentou do leito de internação. Ver o sorriso e o olhar de encantamento da paciente foi motivo de alegria e orgulho para os profissionais envolvidos na ação.

“Para nós, profissionais, é muito gratificante ver a alegria do paciente. Não tem preço poder promover um momento como esse”, relatou a terapeuta ocupacional Michele Vaz. “Depois do banho de sol, notamos uma diferença significativa no humor da paciente. Ela está mais motivada para continuar lutando pela vida”, disse a fisioterapeuta Lorena Marques.

A supervisora da UTI do Crer, Mariana Machado de Oliveira, explica que a decisão de levar a paciente para o banho de sol partiu de um consenso da equipe multidisciplinar. “Por apresentar condições clínicas adequadas e atendendo a um desejo da paciente, resolvemos proporcionar esse momento de descontração e bem-estar para a dona Elaine.

A mudança de humor e a melhora no quadro emocional são visíveis com ações como essas”. Práticas assim são incentivadas no Crer. “Humanizar o cuidado à saúde fortalece uma assistência de excelência, que é a nossa missão”, afirmou ainda Mariana.

Comunicação Saúde

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo