Caiado celebra Romaria dos Carros de Boi de Trindade

 

Reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), em 2016, como Patrimônio Cultural Brasileiro, a Romaria dos Carros de Boi de Trindade é um dos momentos mais esperados da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. Prestigiada pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama Gracinha Caiado, a romaria reuniu nesta última quinta-feira, dia 04, milhares de fiéis no Carreiródromo Municipal Ada Cyra.

Caiado e Gracinha prestigiando o desfile de carros de bois no carreiródromo de Trindade.

“É um momento ímpar. Não existe nada comparado a este evento. É a chegada de centenas de carros de bois, que vem de todos os cantos de Goiás, mostrando e mantendo a tradição de como nossos antepassados chegaram aqui e como levaram o desenvolvimento a todo o Estado. A tradição permanece, mantendo a fé e mostrando como era a vida há muitos anos atrás”, destacou o governador.

Caiado lembrou que a tradição dos carreiros, além de uma demonstração de fé, é parte da construção da identidade do povo goiano. “Indiscutivelmente, o que estamos assistindo aqui não existe em nenhum outro País. Essa tradição mostra como os antigos chegavam às suas propriedades rurais, às suas romarias, utilizando carros de boi, trazendo familiares, alimentos. Nós preservamos essa tradição. São carreiros que viajaram mais de cem ou de duzentos quilômetros para chegar a Trindade. Realmente é algo emocionante”, reiterou.

Mais de 600 carros de boi chegaram a Trindade para a Festa do Divino Pai Eterno e cerca de 400 participaram da Romaria dos Carros de Boi, que reuniu fiéis de várias partes do Brasil e contou com segurança reforçada. “A nossa preocupação foi transformar a cidade de Trindade também em referência na área de Segurança Pública. Instalamos aqui uma estrutura do Corpo de Bombeiros, trouxemos para cá dois mil policiais militares e policiais civis, e o Poder Judiciário está com um juiz de plantão durante 24 horas na cidade para garantirmos que cada romeiro possa passar tranquilamente seus nove dias aqui”, observou o governador.

A atuação das forças de segurança do Estado também foi enaltecida pelo senador Vanderlan Cardoso (PP). “Trindade está de parabéns. Recebe romeiros do Brasil todo e de várias partes do mundo. Tenho vindo aqui e observo o que tem sido feito nessa cidade, o carinho com que vocês têm recebido aqui a todos os romeiros”, observou.

O sentimento de segurança é compartilhado pelos romeiros. Segundo o morador de Trindade Alex Martins Chaves, 60 anos, esse foi um dos destaques da festa em 2019. “Esse ano a romaria está muito bem organizada. A segurança, não só em Trindade, mas em todo o Estado, melhorou demais com o governador Caiado. Esse ano deu para perceber a diferença. Melhorou bastante”, elogiou.

Para o prefeito da cidade, Jânio Darrot, a realização da Festa do Divino Pai Eterno é motivo de orgulho e o desfile dos carreiros é um dos pontos altos do evento. “É muito bom estar aqui ao lado do governador Ronaldo Caiado e receber os romeiros do Divino Pai Eterno em nossa cidade para pedir bênçãos e agradecer as graças recebidas. Nós nos orgulhamos de Trindade ser a casa do Pai Eterno e de nós podermos receber aqui visitantes de todo país”, reforçou.

Carreiros

Embalados pelo canto dos carros de boi, carreiros de todas as partes de Goiás agradeceram ao Divino Pai Eterno pelas bênçãos recebidas. São dias de viagem, conduzindo os animais pelo interior do Estado até o momento de expressarem sua fé participando da Romaria dos Carros de Boi.

É o caso de Antônio Divino Arantes, 63, que participa da festa desde o seu primeiro ano de vida. “Viemos de Caturaí. A gente dorme na barraca e todo dia de manhã faz penitência. A cada ano que passa, o pessoal de Trindade recebe melhor a gente. Graças a Deus nos ajudaram demais”, lembrou. De Americano do Brasil, João de Carvalho, 77, destacou a organização do evento. “Esse ano melhorou muito, a cidade tem mais guardas, a organização está melhor”, comemorou.

Ação Social

Os romeiros que fazem o trajeto entre Goiânia e Trindade caminhando são acolhidos no Centro de Apoio ao Romeiro da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A barraca montada às margens da rodovia, no quilômetro 9,5, oferece massagens, lanches, espaço de descanso e banheiros aos devotos.

A romeira Elma Maria de Jesus, 56 anos, fez o trajeto para agradecer ao Divino Pai Eterno pelas graças alcançadas. “Todo o percurso foi muito tranquilo, a polícia estava em todo o caminho. Na tenda da OVG fomos muito bem recebidos com pão e leite. A barraca de apoio é uma ideia muito boa, a pessoa vem caminhando, às vezes sai de casa sem um lanche. É muito importante para nós”, agradeceu.

Secom – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo