Saneago assina contratos para aquisição de equipamentos de medição e automação

A Saneago, por meio da Diretoria de Produção (Dipro), assinou no último dia 16, contratos para aquisição de equipamentos de medição e automação, que somam mais de R$ 6 milhões. O investimento tem como objetivo a redução do índice de perdas de água na distribuição, em cujo ranking a Companhia já aparece em primeiro lugar entre as prestadoras de serviço do ramo, de acordo com o último relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis).

“Enquanto a média das empresas brasileiras está em torno de 38%, em Goiás o índice de perdas é de 25,4%. Mas não estamos satisfeitos com isso, queremos avançar ainda mais”, declarou o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, ao ressaltar que a assinatura dos contratos visa também à preparação para o enfrentamento do período de estiagem, bem como à diminuição de custos operacionais para a Companhia.

Entre os itens adquiridos, estão 916 macromedidores ultrassônicos e eletromagnéticos, 15 geofones eletrônicos portáteis, 17 indicadores/transmissores de nível tipo ultrassônico e 399 transmissores de pressão. Como explicou o diretor de Produção da Saneago, Wanir Medeiros, os macromedidores são equipamentos utilizados para medição de água bruta e água tratada, que proporcionam maior confiabilidade aos indicadores, “especialmente por se tratar de modelos de alta tecnologia nesse caso”.

Esses macromedidores, inclusive, serão úteis para realização da medição de água de mananciais, principalmente a montante da captação do Rio Meia Ponte. A instalação será feita em atendimento a uma determinação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Já os geofones, de acordo com o diretor, são fundamentais para detectar vazamentos não visíveis, que não afloram na superfície do solo. “São usados pelas equipes de campo nas pesquisas de vazamentos para retirá-los com mais agilidade, de forma que possamos reduzir o volume perdido”, pontuou.

Os transmissores, por fim, atuam no controle operacional, possibilitando por exemplo a medição de nível dos reservatórios através do Sistema Supervisório da Companhia. Wanir Medeiros reforçou, ainda, que alguns dos instrumentos serão destinados à manutenção do sistema atualmente existente, enquanto outros terão como fim a aplicação em novos sistemas de automação. A expectativa é que eles comecem a ser entregues ao longo dos próximos meses e sejam instalados de acordo com o cronograma elaborado pela Diretoria, que inclui a maioria dos municípios goianos.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo