Direção da UP de Orizona assina termo para instalação de estação de tratamento de esgoto na unidade
A direção da Unidade Prisional (UP) de Orizona, pertencente à 4ª Regional Prisional Sudeste da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), assinou na última quinta-feira, dia 28, o contrato para instalação da Estação de Tratamento de Esgoto no do presídio. O documento foi assinado em conjunto com o Conselho da Comunidade em Execução Penal do município e a Empresa Resistrat.
De acordo como diretor da UP, Fabrício Bonfim, a instalação será realizada dentro das normativas que regram a preservação ambiental e, como forma de respeito ao meio ambiente, a água que seria descartada pela unidade, após tratamento adequado, será reutilizada pela Prefeitura nos jardins da cidade.
Bonfim lembra que a Unidade Prisional de Orizona é a pioneira na implantação de uma estação de tratamento de esgoto no Estado e que essa inovação deve servir de exemplo para outras unidades. “Trata-se de algo inédito no sistema prisional goiano, sendo a primeira vez que uma unidade de tratamento é instalada dentro de um presídio”, ressaltou Bonfim.
Com previsão para começar a funcionar dentro de 60 dias, a ETE a ser implantada na UP também auxiliará na criação de uma horta comunitária que contará com a reutilização da água tratada.
A gestão desenvolvida pela administração da UP proporcionará melhorias no sistema prisional goiano, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Segurança Pública, em validação às políticas de gestão do Governo do Estado.
Durante a assinatura do contrato estiveram presentes o juiz de Orizona, Dr. Ricardo de Guimarães; o presidente do Conselho da Comunidade em Execução Penal de Orizona, Flávio Mesquita; o promotor de Justiça, Paulo Penna; O prefeito de Orizona, Joaquim Marçal; o presidente da Câmara Municipal, Renato Vieira da Cunha; o diretor da Resistrat, Danillo Cunha e os conselheiros Fernando José e Paulo Roberto.
Comunicação Dgap