Novos conselheiros de cultura serão empossados nesta sexta-feira

Seis membros do Conselho Estadual de Cultura serão empossados nesta sexta-feira, dia 29, às 10 horas, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia. Os novos conselheiros, e seus respectivos suplentes, foram indicados pelo governador Ronaldo Caiado para o exercício da função pelos próximos quatro anos. Participam da cerimônia o secretário da Casa Civil, Anderson Máximo, representando o governador, e o secretário da Cultura, Edival Lourenço.

Atualmente o Conselho é formado por 12 membros. Seis escolhidos por entidades/sociedade civil e os demais pelo chefe do Executivo. O decreto com a lista dos nomes indicados por Ronaldo Caiado foi divulgado no Diário Oficial de 20 de fevereiro. O mandato vai até 31 de dezembro de 2022.

Veja lista dos nomeados com seus respectivos suplentes e áreas representadas:

1. Leonan Nogueira Fleury (Ludmila de Abreu Potrich) – Artes Plásticas e Artesanato;
2. Solemar Silva Oliveira (Eliézer Cardoso de Oliveira) – Cinema e Vídeo;
3. Carlos Willian Leite* (José Carlos Guimarães) – Letras;
4. Maria José Alves (Luiz Roberto de Souza) – Artes Cênicas;
5. Antônio César Caldas Pinheiro* (Gustavo Neiva Coelho) – Ciências Humanas, Memória e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural;
6. Luiz Augusto de Souza (José Luiz Tavares) – Música.
(*Conselheiros reconduzidos)

Fortalecimento cultural

Os seis conselheiros foram escolhidos pelo governador a partir de critérios técnicos. Na prática, o grupo vai colaborar diretamente com a construção de uma política cultural mais sólida e eficiente. Como consta em seu plano de governo, Ronaldo Caiado tem como compromisso fortalecer o segmento cultural goiano, implantando um modelo transparente e dinâmico de gestão.

O primeiro passo para a valorização da cultura em Goiás já foi dado. Tão logo assumiu o governo, Caiado anunciou a criação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Até o ano passado, a Cultura era ligada à Educação e ao Esporte. Mais independente, agora a pasta passa a concentrar todas as suas forças na elaboração de políticas públicas que contemplem os artistas goianos, seja qual for o segmento.

Sobre o Conselho

Ligado à Casa Civil, o Conselho Estadual de Cultura possui a prerrogativa fiscalizadora. Todos os anos, os conselheiros são responsáveis por avaliar os projetos inscritos no Fundo de Arte e Cultura e na Lei Goyazes, programas de fomento geridos pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

A entidade também tem a autonomia de estabelecer as diretrizes da política cultural em Goiás, contribuindo com o fortalecimento do setor. Entre outras funções, cabe ao Conselho zelar pela defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo