Longa goiano Alaska tem lançamento em 19 cidades brasileiras
Estreia em 20 cinemas de 19 cidades brasileiras, o longa-metragem goiano Alaska, do diretor Pedro Novaes. Com roteiro de Novaes e Jarleo Brabosa, o filme foi viabilizado com recursos da Ancine, do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) e da Lei Goyazes. Estes dois últimos são ligados a Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás).
A trama, filmada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, conta a história de Ana (Bella Carrijo) e Fernando (Rafael Sieg) que, anos após se separarem, decidem visitar mais uma vez a Chapada, cenário de uma intensa história de amor entre os dois. A viagem é uma segunda chance para essa paixão. Mas o tempo passou e eles talvez não sejam mais os mesmos. Antonio Zayek, José Ronaldo Loth Machado e Ananias Derval da Rocha Ferreira completam o elenco.
Novaes, que começou sua carreira no gênero documentário, conta que trouxe para a ficção histórias vividas por personagens reais, ali mesmo na Chapada. O diretor afirma que esse aproveitamento de histórias reais tem sido uma tendência. “Personagens reais levam um naturalismo aprofundado ao cinema de ficção”, disse.
Pedro Novaes conta que a produção, a gravação e a distribuição do filme contam com recursos de leis de incentivo à cultura. Ao todo, do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) e da Lei Goyazes foram captados mais de R$ 500 mil. “Esses mecanismos foram fundamentais não apenas para o filme, mas são para toda a produção audiovisual do Estado, hoje. A gente não teria conseguido realizar o filme sem esse suporte”, afirmou.
Em Goiânia, o filme será exibido no Cinemark Flamboyant, de segunda-feira a sexta-feira, às 19h.
Serviço:
Lançamento do filme: Alaska
Data: a partir do dia 21 de março
Horário: 19h
Local: Em Goiânia, Cinemark do Flamboyant
Classificação 12 anos.
Comunicação Secretaria de Cultura de Goiás