Hugol ultrapassa 54 mil procedimentos cirúrgicos em 42 meses
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), já realizou 54.674 procedimentos cirúrgicos entre julho de 2015 e dezembro de 2018. Destes, o destaque vai para as cirurgias de ortopedia e traumatologia, que representaram 45% do total, sendo que parte desses pacientes são advindos de acidentes de trânsito.
O paciente Jânio Barros sofreu um acidente enquanto andava na garupa de uma moto. Após passar por diversos procedimentos cirúrgicos, seu quadro já apresenta melhora considerável e ele dá continuidade ao tratamento no Hugol. “Sou preparador de goleiros na Agremiação Esportiva Canedense e, quando cheguei ao hospital, estava muito preocupado se esse acidente ia interferir no meu trabalho e no meu dia a dia. Graças aos procedimentos realizados pela equipe da unidade hoje, já estou bem melhor e espero que em breve possa estar de volta ao time”, relatou Jânio.
Além de ortopedia e traumatologia, o hospital também executa procedimentos cirúrgicos de plástica reparadora com ênfase em queimados, urologia, cirurgia geral e hemodinâmica. Em 2018, foram realizados 18.580 procedimentos cirúrgicos, uma média de 1.548 ao mês.
“O centro cirúrgico da unidade possui uma equipe capacitada e equipamentos de ponta, funcionando 24 horas, sete dias por semana, e trabalhando com um atendimento humanizado. Disponibilizamos boletins informativos aos familiares até quatro vezes ao dia, em conjunto com o serviço social, durante a permanência do paciente no centro cirúrgico. Aplicamos, ainda, a Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória, através da visita de enfermagem no leito dos pacientes com cirurgias programadas, a fim de checar informações pertinentes ao processo cirúrgico, orientar e sanar dúvidas”, explicou Josy Dayane, Supervisora de Procedimentos Cirúrgicos do hospital.
Além disso, a enfermeira supervisora explica que “o Hugol utiliza o Protocolo de Cirurgia Segura do Ministério da Saúde para todos os procedimentos realizados na unidade, que consiste na aplicação de checklist nos seguintes momentos: admissão do paciente no centro cirúrgico, antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes da saída do paciente da sala cirúrgica, reduzindo a ocorrência de incidentes e eventos adversos durante o procedimento cirúrgico”.
Comunicação Hugol