Gêmea Catarina vem ao HMI para primeira consulta após cirurgia de separação

Após seis meses de nascimento e cirurgia de separação, a paciente Catarina Menezes está de volta a Goiânia. A gêmea passou pela primeira consulta pós-cirúrgica na manhã desta sexta-feira, dia 22, com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, no Hospital Materno-Infantil dr. Jurandir Nascimento (HMI). Acompanhada dos pais, Viviane Menezes e Marcos André dos Santos, a gêmea foi avaliada pelo médico, que detectou um granuloma de corpo estranho no tórax, que será retirado neste sábado, dia 23, às 7 horas, na unidade.

Dr Zacharias explica à mãe de Catarina como sera o procedimento

“O organismo de Catarina rejeitou a tela que foi colocada para auxiliar no fechamento do local da cirurgia de separação e, com isso, está tentando expulsá-lo do corpo, o que resulta nesse granuloma. É um procedimento cirúrgico simples, que será acompanhado pela equipe de Cirurgia Plástica e de Cardiologia que participou da cirurgia de separação”, explicou Zacharias. Para os pais, essa é mais um desafio que será superado, da forma mais tranquila possível. “Depois do que já passamos, esse é um momento de extrema alegria. Sabemos que ela está em ótimas mãos com os profissionais que a acolheram e cuidaram muito bem dela. Confiamos e seremos eternamente gratos por tudo que a equipe fez pelas meninas”, enfatizou Viviane, acompanhada pelo marido.

Histórico

Vindas de Salvador (BA), as gêmeas nasceram dia 22 de agosto de 2018, no HMI, com 36 semanas e eram unidas pelo tórax e abdômen, compartilhando apenas o fígado. Devido ao quadro de Débora, a equipe multiprofissional do HMI optou por realizar, de forma emergencial, a cirurgia de separação, realizada no dia 23 de agosto. Este foi o 18º procedimento de separação de siameses realizado no HMI.

No dia 14 de setembro de 2018, Catarina foi transferida para uma maternidade em Salvador (BA), para o acompanhamento multiprofissional que ela necessitava, até sua alta definitiva. Já Débora, também foi transferida para a capital baiana no dia seguinte, para uma unidade referência em cardiologia pediátrica. Porém, devido à gravidade do seu caso, a paciente faleceu no dia 6 de novembro de 2018. Elas estavam  acompanhadas, o tempo todo, pela mãe Viviane de Menezes dos Santos, de 30 anos.

Mais informações: (62) 3291-2147

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo