Participe da conservação do meio ambiente em Goiás. Registre sua denúncia ambiental. Acompanhe os processos de sanção administrativa ambiental em sua propriedade. Juntos, construímos um estado mais sustentável.
Plataforma de alerta
Registre denúncias ambientais, ocorrências
de fogo, emergências ambientais e atropelamentos de animais silvestres.
Plataforma de consulta
Consulte a existência de embargo ou débito ambiental associado ao CPF ou CNPJ e emita certidão demonstrativa.
Plataforma de gerenciamento
Verifique a existência de Auto de Infração, agende sua audiência de autocomposição e instrua seu processo de sanção administrativa ambiental.
Identificado ou anônimo
É possível realizar um alerta anônimo ou identificado. Se identificado é possível
acompanhar seu atendimento.
Plataforma Web e Mobile
A solução possui tanto a versão web quanto aplicativo mobile para sistemas iOS e Android.
Diversas mídias
Além da descrição dos fatos, inclua fotos, vídeos e áudios.
Tipos de Alerta
Os alertas incluem denúncias ambientais, ocorrência de fogo, emergências ambientais e atropelamento de animais silvestre.
Como alertar?
Os alertas podem ser realizados tanto na versão web, utilizando o seu navegador de preferência, quanto no aplicativo do celular, seguindo o passo a passo abaixo.
Consulta
Consulte a existência de embargo ou débito ambiental associado ao CPF ou CNPJ e emita certidão negativa ou positiva.
Validação
Com uma certidão de débito ou embargo em mãos, é possível validar a veracidade do documento por meio do código de autenticação.
Lista de processos
Acompanhe seus processos de sanção administrativa ambiental, podendo visualizar e anexar documentos.
Agendamento de audiências
Agende uma audiência de autocomposição a partir de horários disponíveis.
Assinatura de documentos
Visualize e assine documentos disponibilizados pela SEMAD de forma online e rápida.
Perguntas frequentes
- Acesse o módulo Inã Alerta ou Gerenciamento e clique em “Criar uma Conta“.
- Preencha os dados gerais e de endereço.
- Crie uma senha.
- Após inserir seus dados, clique em “Finalizar”.
Não utilize e-mails de terceiros. O e-mail é o canal para recuperação de senha. Para conceder acesso a consultores ambientais e advogados ao processo, utilize a opção de vincular usuário. Mantenha suas credenciais seguras!
No caso de um usuário com instrumento lavrado no Inã (como Auto de Infração, Termo de Embargo, entre outros), ao digitar o CPF, o sistema identificará a existência de um cadastro e solicitará a complementação dos dados, além da criação de uma senha.
Vídeo tutorial de como “Criar uma conta” no Inã Gerenciamento: https://youtu.be/R9m0tjAay6w
- Acesse o módulo Inã Alerta ou Gerenciamento e clique em “Fazer Login” ou “Entrar“.
- Utilize o e-mail e a senha cadastrados durante o processo.
- Após inserir seus dados, clique em “Entrar”.
Em caso de dúvidas, utilize a opção de recuperação de senha na página de login. Mantenha suas credenciais seguras!
- Se precisar recuperar sua senha, acesse a página de login.
- Clique em “Esqueceu a senha?” e siga as instruções para redefinição.
Lembre-se, a senha é única para todos os módulos do Inã, garantindo segurança e simplicidade em sua experiência.
- Acesse o Semad Gerenciamento.
- No menu lateral, vá para a terceira opção: Agendamento de Audiências.
- Nesta seção, o usuário externo pode visualizar os horários disponíveis e agendados.
- Selecione uma data no calendário para ver os horários disponíveis abaixo, além de ver outras informações adicionais, como o tipo de audiência (virtual ou presencial).
- Clicando no botão “Ações”, é possível agendar a audiência ou visualizar mais detalhes.
- Para agendar, clique em “Agendar” e escolha o(s) processo(s) desejado(s).
Na aba de agendamentos, o usuário pode visualizar todas as audiências marcadas e obter informações adicionais sobre cada uma. Essa abordagem facilita o processo de agendamento, proporcionando uma visão clara das opções disponíveis e das audiências já programadas.
Vídeo tutorial: https://youtu.be/yetVn3JP-ik
- Acesse o Semad Gerenciamento.
- No menu lateral, vá para a segunda opção: Instrumentos.
- Na seção de Instrumentos, identifique o código do processo desejado.
- Vá para a Listagem de Processos e localize o processo pelo código.
- Clique em “Ações”, depois em “Vínculos”.
- Adicione o CPF do representante desejado (certifique-se de que já está cadastrado no sistema).
- Clique no botão verde (+) para vincular o representante ao Auto de Infração.
Ao acessar o sistema, o representante verá o Auto de Infração vinculado à sua lista de processos. Se necessário, o usuário pode retornar à ação de representante para remover ou adicionar outros representantes.
Lembre-se que o representante precisa adicionar procuração específica no caso de instrução processual como agendamento de autocomposição ou protocolo de defesa.
Vídeo tutorial: https://youtu.be/PofTvfLiRM8
Encaminhe um e-mail para suporte.ina@goias.gov.br, informando os dados que precisam ser alterados.
É necessário enviar:
Ofício assinado digitalmente pelo usuário, solicitando a alteração dos dados cadastrais.
Documentos do usuário a serem anexados:
- Identidade;
- Cadastro de Pessoa Física – CPF;
- Comprovante de endereço.
Observação: A assinatura digital deve ser realizada via gov.br ou outra plataforma com padrão ICP-Brasil.
Para baixar as geometrias, acesse o menu “Listagem de Instrumentos” na tela inicial do Inã Gerenciamento e, em seguida, clique no menu de ações “Baixar Geometria”. A aplicação fará o download do arquivo shapefile (.shp) em um arquivo compactado (zip).
Vídeo tutorial: https://youtu.be/HP0t_ReIIJg
O Sistema Inã permite vincular outro usuário a um determinado processo.
Uma vez vinculado, o usuário terá acesso a todas as funcionalidades do sistema (visualização, agendamento de autocomposição, instrução do processo, etc.).
Para realizar o vínculo, é necessário que o usuário esteja previamente cadastrado na aplicação.
Na tela de listagem de processos, utilize o menu “Ações” e selecione a opção “Vínculos”. Basta buscar o usuário pelo CPF e clicar em “Mais”.
Obs.: Nessa mesma tela, você pode retirar o acesso de um usuário específico.
Vídeo tutorial: https://youtu.be/PofTvfLiRM8
Para instruir o processo de sanção administrativa ambiental no Inã, basta acessar o menu “Ações” e selecionar a opção “Anexos” na listagem de processos.
Vídeo tutorial: https://youtu.be/1NJY6Uy5i18
No link abaixo, você pode verificar as principais telas e funcionalidades do Inã Gerenciamento, módulo responsável pelo gerenciamento do processo de sanção administrativa ambiental: