Tragédias ao volante
Exposição realizada pela STtrans levou à orla carros e motos envolvidos em acidentes no trânsito da capital
Quem passou pela Praia de Tambaú neste final de semana se deparou com uma exposição bem diferente. Quatro veículos amassados em razão de acidentes, além de duas motocicletas, estavam expostos no Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco.
O objetivo, segundo o fiscal de Transportes da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) Adamastor Chaves, foi mostrar para a população e turistas através de provas concretas a situação do trânsito hoje na Capital. “A ideia é causar um impacto nas pessoas e dar dicas de como devem se comportar ao estar no volante, conduzindo o veículo de forma apropriada”, declarou.
Ao lado das peças da mostra, informações e orientações foram disponibilizadas para o público que passou pelo calçadão Foto:Rafaela Tabosa/ON/D.A Press Os carros praticamente destruídos mostraram ao público a realidade dos acidentes no momento em que os condutores infringem as leis falando ao celular, sob efeito de bebida alcoólica e sem cinto de segurança, por exemplo. “Muita gente fica curiosa, querendo saber como foi o acidente, mas também buscando informações sobre a melhorconduta no trânsito”, observou o fiscal. Além dos veículos expostos, a equipe fez a distribuição de material educativo pela manhã, inclusive cartilhas voltadas para a garotada. Ele acrescentou que este trabalho vem somar-se à campanha da faixa de pedestre. Adamastor disse que objetivo é dar dicas aos motoristas para evitar acidentes.
A Pressa Para a enfermeira Mariana Campos, 25, as campanhas para melhorar o trânsito são muito válidas, mas não têm sido suficientes para conter os infratores. “Apesar de ouvirmos a todo tempo que álcool e direção não combinam, o que mais vemos são pessoas dirigindo bêbadas pela cidade”, disse. A observação feita por ela foi reforçada pelo técnico de laboratório Francisco Canindé, 36. “Moro no bairro do Bessa e, por lá, vejo com frequência as pessoas dirigindo alcoolizadas na BR. É um verdadeiro absurdo”, avaliou. Segundo ele, quando alguém toma alguma bebida alcoólica e vai dirigir, não coloca em risco apenas a própria vida, mas as vidas de muitas outras pessoas.
A campanha educativa criada pela STTrans para conscientizar a população pessoense e turistas sobre as consequências do desrespeito à legislação de trânsito, abordou os temas Cinto de segurança, Álcool e direção, Motocicletas, Violência no trânsito, Sinal vermelho e Imprudência no trânsito. Simultaneamente, a campanha Faixa de Pedestre: A gente respeita e a cidade anda melhor também foi incluída na ação.
O Norte