Sem sinalização, BR-060 é perigo para pedestre e motorista.


Dnit prevê a duplicação de 268 km da rodovia, entre goiânia e jataí. obra levará três anos

Atravessar a BR-060, no perímetro urbano de Goiânia na saída para Guapó, é uma prática perigosa para pedestres, que arriscam a vida diante de veículos que trafegam em alta velocidade, e para condutores de veículos dos bairros que estão nas suas imediações e tentam acessar a estrada. Em horários considerados de pico, como o fluxo de veículos é mais intenso, é preciso ter paciência e agilidade para atravessar a rodovia sem riscos de acidentes.

A espera de veículos e pedestres, não raro, ultrapassa os 15 minutos. A reclamação, nesse caso, une pedestres e motoristas. Todos os dias, quando sai para estudar, a auxiliar administrativa Marilda Francisca Rosa, de 28 anos, precisa incluir um tempo extra na previsão que imagina gastar da casa até a escola. Isso porque, por volta das 18h30, quando costuma sair, o tráfego na BR-060 é intenso e atravessá-la se torna um desafio e um exercício de paciência.

“Fico até 15 minutos esperando um a oportunidade de pegar a BR”, reclama. Marilda mora no Village Santa Rita, cujo acesso fica às margens da BR-060. Ela conta que é comum a formação de filas de carros tentando fazer a travessia.

Marilda conta que antigamente existia uma lombada eletrônica, que forçava a redução da velocidade dos veículos que trafegam pela rodovia, permitindo a circulação dos carros vindos dos bairros. Com a retirada da lombada, assinala, a situação se complicou.

Se para o condutor a situação é difícil, para o pedestre se torna quase impraticável. “A volta do trabalho é o pior horário”, conta Ilda Rosa, de 56. A comerciante lembra ainda que é comum ocorrerem acidentes e que várias pessoas já morreram atropeladas no local.

Ontem de manhã, Clíscia Marta Neves Lima, de 27, tentava atravessar a BR com a filha, próximo da fábrica da Eternit. “Agora está mais tranquilo, mas demora muito para dar conta. O fluxo de carros é muito grande e não há sinalização. Deveria ter uma passarela aqui”, sugere. Simone Oliveira de Araújo, de 29, também reclama da dificuldade de atravessar a pista. “Eu atravesso no Buena Vista para pegar o ônibus e o movimento é grande”, afirma.

Dnit
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), o projeto de duplicação e restauração da BR-060 já está pronto e licitado. A obra, prevista para durar três anos, atingirá 268 quilômetros da rodovia, entre Goiânia e Jataí.

Está prevista a construção de seis viadutos e quatro passarelas para pedestres, contemplando os pontos de travessia e acessos aos bairros, além de alças de acesso e retornos com pistas de aceleração e desaceleração. O recurso para realização da obra, orçada em R$ 1,2 bilhão, faz parte dos Programas de Aceleração do Crescimento (PAC) 1 e 2.

Segundo a assesoria do Dnit, os trabalhos serão realizados em cinco frentes, cujas empresas aguardam apenas a liberação dos recursos para darem início à obra.

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