RF realiza 7ª apreensão de adolescentes dirigindo em BR.s


Último caso ocorreu na terça-feira, quando dois jovens dirigiam motocicletas na BR-153.

Desde o início de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já realizou sete apreensões de jovens menores de idade conduzindo veículos pelas BRs de Goiás. O último caso ocorreu na noite de terça-feira, quando dois adolescentes foram flagrados dirigindo motocicletas na BR-153, entre os municípios de Morrinhos e Professor Jamil.

Histórias como essa se repetem constantemente não só nas estradas que cortam o Estado mas também dentro do perímetro urbano de pequenas e grandes cidades. E revelam, principalmente, a falta de atenção de pais e responsáveis ora de ensinar sobre a importância de só dirigir habilitado ou, ainda, de proibir que os filhos adolescentes dirijam carros e motos.

De acordo com informações da PRF, os dois rapazes, de 14 e 15 anos, foram abordados por volta das 22h30, por policiais que faziam patrulha na região e perceberam que os condutores eram muito jovens. Para o inspetor da PRF Mário Ferreira, o perigo era duplo já que, além de não terem habilitação para conduzir, os jovens dirigiam duas motocicletas em péssimo estado de conservação.

Os dois foram encaminhados para o Conselho Tutelar de Professor Jamil, onde foram advertidos e depois levados até os responsáveis, que se comprometeram a aumentar a vigilância sobre os jovens para que não cometam a mesma infração novamente.

“De novo”
A equipe da PRF de Morrinhos, que apreendeu os dois jovens na terça à noite, também flagrou na manhã do dia 10 deste mês um rapaz de 17 anos dirigindo um caminhão que transportava telhas do Sul para o Norte do Estado, também pela BR-153. A polícia foi avisada sobre o condutor menor de idade por outros motoristas que trafegavam pela região e observaram que o caminhão estava em alta velocidade e efetuava manobras perigosas. O condutor habilitado, que também estava no veículo, disse que autorizou o menor a pegar o volante porque tinha mais experiência.

Além de receber multa por permitir que pessoa não habilitada conduza o veículo, o condutor habilitado foi encaminhado para a Delegacia de Morrinhos, onde também teve de firmar compromisso de que situação semelhante não ocorrerá.

Ainda em maio, em Anápolis, a PRF abordou dois rapazes de 15 e 16 anos, que não obedeceram à ordem de parar dada pela polícia e foram perseguidos, levando ainda mais risco aos usuários da BR-060, próximo de Abadiânia.

Segundo o conselheiro tutelar de Morrinhos, Ricarlos da Cruz, a situação ocorre com frequência, mais de uma vez por semana até. Ele lembra que em alguns casos, esses jovens se envolveram em acidentes mais sérios e, tanto os adolescentes como os pais foram responsabilizados. “Os rapazes e a família não entendem que esses jovens não estão maduros o suficiente para conduzir um veículo automotor”, afirma o conselheiro.

Juiz da Infância e Juventude, Maurício Pofírio explica que, em geral, quem responde pela infração são os donos dos veículos. Contudo, se houver um acidente,
 por exemplo, e houver lesão corporal e danos materiais o adolescente também é responsabilizado, podendo até ser submetido a ações sócioeducativas

  O Popular – Adriano Marquez Leite  //

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo