Presidente do Detran diz que órgão tem qualidade.


Com 30 anos de funcionamento e sem investimentos consistentes na melhoria da sua infraestrutura, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) reflete a ação do tempo. Sem espaço físico suficiente, processos se acumulam em toda parte, conforme O POPULAR mostrou em reportagem publicada ontem. Em entrevista à Rádio CBN Goiânia ontem de manhã, o presidente do Detran-GO, Bráulio Morais, admitiu que o órgão necessita de melhorias, contudo, afirmou que as dificuldades apresentadas pelo departamento não interferem na qualidade do serviço prestado pelo órgão. À tarde, em entrevista ao POPULAR, Bráulio admitiu a necessidade da realização de uma reforma no prédio – “que tem 30 anos de uso” -, mas informa que não há previsão para que a obra aconteça. Também não há, segundo o presidente, prazo para que o projeto de construção da nova sede do órgão seja retomado. Área para esse fim foi adquirida pelo governo do Estado há cerca de cinco anos, mas permanece sem uso. Também à CBN Goiânia, o presidente do Detran-GO havia contestado o índice apontado pelo POPULAR, de cerca de 24% de servidores efetivos, apenas, entre os funcionários do departamento. Mais tarde, Bráulio voltou atrás e disse que havia considerado apenas os servidores de Goiânia ao contestar a informação. Somados aos servidores do Estado, de fato, a média de servidores efetivos entre todos os funcionários da ativa é de aproximadamente um terço.

O presidente do Detran-GO sustentou na entrevista à CBN Goiânia que o acúmulo de caixas de processos

no chão – como mostrou foto publicada pelo POPULAR ontem – era um problema “de momento” e que o

material seria transferido para um imóvel alugado para este fim. Bráulio não negou a precariedade com que funcionam as Ciretrans no Estado de Goiás, mas disse à CBN Goiânia que todas as unidades do Detran no interior estão sendo equipadas com novo mobiliário e com material de informática. À tarde, o presidente do Detran frisou que a conclusão deste processo ainda demanda aproximadamente três meses.

“É claro que há percalços nesse caminho, mas o órgão público pode ser comparado a um pneu que usamos até o fim da vida útil, para depois trocar”, comparou o presidente. O presidente do Detran-GO diz que, apesar de o órgão enfrentar dificuldades “comuns a qualquer um outro órgão público”, presta um serviço de excelência, reconhecido nacionalmente. Para justificar o que diz, Bráulio Morais cita avaliação do Conselho Federal dos Despachantes Documentaristas do Brasil, que considerou o Detran-GO o órgão de trânsito estadual que presta o melhor serviço no País.

Usuário reclama

A análise positiva da prestação de serviço pela estatal, apontada por Bráulio, não é compartilhada pelos usuários. Ouvidos pelo POPULAR, eles se queixam de vários problemas enfrentados na hora de buscar serviços diversos, como vistoria, licenciamento, pagamento de taxas entre outros. Na opinião do usuário, falta investimento em equipamentos, melhor gestão, menos burocracia no serviço e mais servidores para atender.
“É fila demais e pouco funcionário”, reclama o
vendedor Wesley Vinicius de Oliveira, de 26 anos, que ontem esteve no Detran-GO tentando finalizar dois procedimentos. O usuário queria quitar o débito com o IPVA e fazer a alteração das características do veículo. “Consegui pagar o IPVA, mas terei de voltar no Detran pelo menos umas duas ou três vezes, ainda, para finalizar o processo”, estima. “Se todos os guichês estivessem funcionando, o atendimento seria mais ágil e talvez eu não tivesse de perder mais tempo aqui de novo”, completa. Comerciante, João Batista de Morais Pereira, de 43 anos, também procurou o órgão na tarde de ontem para fazer a transferência da propriedade de um veículo adquirido pela mãe para o nome dela. “Como ela é idosa, o atendimento demorou, mas nem tanto. Já a maioria das pessoas com quem conversei aqui chegou às 11 horas e até agora não conseguiu resolver nada”, contou, por volta das 16 horas. Para o comerciante, o excesso de burocracia é o que atrasa o atendimento. “O serviço deveria ser mais centralizado. Vamos e voltamos na mesma fila várias vezes e os funcionários nos mandam de um lado para o outro”, afirma. Arrecadação cresceu 100% desde janeiro Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) apontam para um crescimento de 100%, em média, da arrecadação do órgão estadual de Trânsito desde janeiro deste ano com o recebimento de taxas e multas e a receita do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Considerando somente os dois primeiros, o aumento foi de 54,5% no período.

Apesar disso, o órgão continua sendo alvo da reclamação dos usuários, que se queixam de demora no atendimento, da falta de servidores, excesso de burocracia e falta de informação. Sem concurso público, o déficit de funcionários, estimado em cerca de mil, só cresce.  Segundo números da presidência do Detran de Goiás, em janeiro deste ano o órgão arrecadou o equivalente a R$ 23,7 milhões com taxas e multas pagas ao departamento. Em abril, o valor pulou para R$ 36 milhões, em média, chegando a R$ 38,6 milhões em março. Somando esse dinheiro com o valor arrecadado com o IPVA, a receita total, em março e abril, foi de cerca de R$ 84,5 milhões e R$ 73 milhões, respectivamente. Apesar de ser uma autarquia, o valor arrecadado é revertido ao Tesouro Estadual, que estabelece como e onde o recurso é gasto – com exceção da receita das multas, que é a menor parte desse bolo.  Arrecadação em alta Veja balanço da arrecadação do Detran em 2010 com taxas, multas e IPVA de janeiro a abril de 2010 (em milhões – valores aproximados) T-63
Em relação ao trabalho da AMT na Avenida T-63, no sentido Jardim América-Nova Suíça, Miguel Tiago garante que, até o fim da tarde de hoje, a instalação dos semáforos nos cruzamentos previstos, entre as Ruas C-107 e C-182,estará concluída. “O serviço segue, ali, uma sequência natural”, diz ele, adiantando – sem, contudo, antecipar data – que as próximas intervenções no trânsito da capital deverão ocorrer na região do Terminal das Bandeiras. “Faremos a substituição de rotatórias e também a instalação de semáforos em algumas vias”, completa.


O Popular – Deire Assis //

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo