Prefeito Paulo Garcia e Secretário de cidades Paulo Gonçalves querem melhorias nas linhas alimentadoras.


A Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC) tem na pauta da reunião de hoje, prevista para iniciar às 8h30, uma série de pontos importantes e polêmicos para decidir e encaminhar tecnicamente. A gestão compartilhada (Prefeitura e Estado) nos terminais do Eixo Anhanguera, os direitos de exploração do Eixo pela estatal Metrobus, e alterações nas linhas alimentadoras do sistema estão entre os pontos.

A concessão do Eixo Anhanguera para a Metrobus termina no final de 2010. A empresa busca a prorrogação por mais 20 anos, alegando que nesse período será possível fazer os investimentos necessários para a modernização da movimentada linha.

Desde o fim de semana, como mostrou O POPULAR no domingo, o governador Alcides Rodrigues e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, estão acertando, reservadamente, detalhes do projeto para contemplar não só a concessão do Eixo Anhanguera, mas também as linhas alimentadoras, que são exploradas pelas quatro concessionárias vencedoras da licitação realizada em 2008. Ontem, ambos falaram sobre o encontro de sábado, mas não detalharam o que foi discutido e como funcionará, na prática, a parceria entre Estado e Município.

No final da tarde, o governador recebeu o secretário de Cidades e presidente da CDTC, Paulo Gonçalves, e disse que poderia se reunir ainda ontem à noite com o prefeito para acertar mais detalhes das medidas que podem ser anunciadas hoje na reunião da CDTC no Palácio Pedro Ludovico Teixeira – reunião que não foi confirmada.

O jornal apurou que as linhas alimentadoras do Eixo Anhanguera devem sofrer alterações, principalmente para reduzir o tempo de espera dos usuários. Esse é um dos assuntos que devem ser tratados na reunião da CDTC.

O governador e o secretário de Cidades sinalizaram ontem com mudanças nas linhas alimentadoras. “Toda vez que há problemas de congestionamento em terminais, eles ocorrem nas alimentadoras”, afirmou Paulo Gonçalves ao POPULAR. “Pode haver mudanças para melhorar a frequência, porque é nessas linhas que se cria o tumulto”.

Já o governador, em entrevista coletiva pela manhã, confirmou que o assunto foi tratado no encontro de sábado com o prefeito. “Discutimos não só o Eixo Anhanguera, que é o principal, mas também as vias alimentadoras, que são igualmente importantes”, disse o governador.

Também em entrevista coletiva ontem, o prefeito Paulo Garcia afirmou que as medidas para melhoria teriam “início de implantação imediato”, mas não revelou quais seriam, apesar dos questionamentos. “Não falamos sobre recursos externos, conversamos sobre nossas possibilidades”. Ele voltou a dizer que a renovação da concessão não chegou a ser discutida, porque a atual vence apenas em 31 de dezembro. “Quanto às melhorias, Estado e Município farão a sua parte”.

O Popular //

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo