Caos no trânsito força medidas.
Paulo Garcia anuncia mudanças para melhorar fluidez no tráfego e cabar com os pontos de estrangulamento
No Setor Sul, será proibido estacionar ao redor da Praça do Cruzeiro. AMT vai substituir semáforos de três tempos Rotatórias são retiradas da saída para Trindade. Obras continuam e Marginal Cascavel será prolongada Frederico Oliveira – Da Editoria de Cidades –
Os problemas no trânsito de Goiânia, como falta de fluidez, tráfego lento e pesado, levou a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT), a intervir em pontos considerados de estrangulamento, principalmente nos horários de pico. Ontem à tarde, bastou uma VW Kombi cair de um caminhão cegonha, na Avenida T-63, para que um longo trecho da via ficasse totalmente obstruído e congestionado.
Em face desses e outros embrolhos que dificultam um trânsito ágil e de fluidez na Capital, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, em entrevista ao Diário da Manhã, afirmou que as intervenções na Praça do Cruzeiro e no trevo Padre Pelágio, considerados pontos críticos, serão o início de várias outras ações de melhoria do trânsito. Ele assina hoje a ordem de serviço para a continuação das obras de prolongamento da Marginal Cascavel. O novo trecho ligará a Avenida T-2 à Avenida dos Alpes, onde será feita a canalização do córrego, abertura de pistas e a construção de duas pontes na Avenida dos Alpes.
O prefeito também diz que a extensão da Marginal Botafogo e a construção de um viaduto de três níveis, que ligará a Avenida 136 à Jamel Cecílio, entre o Setor Sul e o Jardim Goiás, também estão previstos para serem realizados ainda este ano. “Já vencemos a licitação e daremos início a essas obras. As intervenções na Praça do Cruzeiro e no trevo Padre Pelágio fazem parte de trabalhos que já estavam sendo feitos pela prefeitura, e a que daremos continuidade”, afirma.
A AMT e a Agência Municipal de Obras (Amob) começaram ontem o trabalho de retirada da rotatória no entroncamento das avenidas Castelo Branco e Anhanguera com as rodovias GO-060, mais conhecida como Rodovia dos Romeiros, e GO-070, saída para Goianira, no trevo Padre Pelágio.
No local serão implantados semáforos horizontais e verticais. Durante as obras, o trecho será sinalizado com faixas, além da divulgação com mapas ilustrativos que orientam sobre os desvios. Segundo o presidente da AMT, Miguel Tiago, a intervenção resolverá o problema de imediato.
Ele aponta que o ideal para a resolução definitiva do problema daquele ponto seria a construção, a longo prazo, de um viaduto ou trincheira, que dariam mais mobilidade ao trânsito na localidade. “Acreditamos que futuramente, para se fazer um viaduto ou uma trincheira naquele local, seria necessário uma parceria entre Prefeitura e Estado, já que a GO-070 é de competência estadual”.
Intervenção
Outro local de trânsito lento, congestionado e confuso, que sofrerá intervenção, será a Praça do Cruzeiro no Setor Sul, entre as avenidas 90 e 84, além das ruas 88 e 87. Miguel Tiago afirma que esteve no local junto com uma equipe de engenharia, no qual após observarem os pontos críticos, traçaram medidas que, segundo ele, melhorarão a fluidez daquele ponto.
Segundo Miguel Tiago, será proibido estacionar ao redor da praça, além de remover do local o ponto de táxi localizado em frente ao Clube Social Feminino, que estaria obstruindo a via. Os taxistas serão levados para as imediações de uma churrascaria adjacente ao Clube e à praça. Os estacionamentos escamas, localizados em frente ao Colégio Maria Auxiliadora, também serão retirados, o que possibilitaria o ganho de mais uma faixa para via. “O semáforo da Rua 90, situado em uma ilha que contorna a praça, será recuado. A medida daria mais espaço para a passagem de veículos”, diz.
O presidente da AMT afirma que as quatro intervenções na Praça do Cruzeiro estariam atendendo momentaneamente as emergências de fluidez. Sobre a possibilidade da construção de um viaduto, ou a abertura de mais vias que atravessariam o centro da praça, a exemplo do que foi feito na Praça Nova Suiça, na Avenida T-63, Miguel Tiago diz que seria uma alternativa, porém a agência de trânsito enfrentaria o problema de tombamento daquela Praça. “Aquela área, por ser tombada, oferece resistência para uma intervenção nesse nível. No entanto, a médio e longo prazo, precisaremos apresentar outras soluções de engenharia que poderão resolver de vez o trânsito na Praça do Cruzeiro”, diz.
A AMT estará também substituindo os semáforos de três tempos, também conhecidos como gradativos, localizados em cruzamentos de avenidas de grande fluxo da Capital. A ação seria no sentido de evitar a falta de fluidez e da formação de longas filas de veículos quando o sinal está fechado. “O prefeito Paulo Garcia quer prioridade ao trânsito. Ele pediu para que a AMT fizesse um estudo, no sentido de desobstruir as vias de Goiânia, e para isso precisamos disciplinar o trânsito e o acesso de veículos pesados nas áreas centrais”, diz.
Diário da Manhã //