Calçada Consciente facilita acessibilidade em Goiânia
A Calçada Consciente, instalada no quarteirão compreendido entre a Avenida T-9 e as ruas T-30, T-33 e Orestes Ribeiro, no Setor Bueno, foi entregue ontem, em um café da manhã, às 8h.
O projeto, executado sob a supervisão do engenheiro civil e especialista em acessibilidade Augusto Fernandes, foi vencedor da última edição do Prêmio Crea de Meio Ambiente. Um dos objetivos da iniciativa foi implantar em toda a quadra uma calçada que obedeça aos parâmetros exigidos pela legislação brasileira no que diz respeito à acessibilidade.
“Queremos sensibilizar a população, o poder público e os empresários, mostrar que é possível fazer. Quando pensamos em uma calçada acessível, não estamos falando somente de algo referente aos portadores de necessidades especiais. A calçada feita da maneira correta é para que todos transitem com segurança e conforto, incluindo também os idosos, crianças e gestantes”, afirmou o diretor da Consciente Construtora e um dos idealizadores do projeto, Ilézio Inácio Ferreira.
Parceiro na ação, o diretor da Bambui Empreendimentos, Joaquim Barbosa de Oliveira, afirma que a calçada é um presente das empresas para Goiânia. “Atuamos com foco na acessibilidade e também com uma preocupação ambiental. Respeitamos as áreas verdes, para assegurar a permeabilidade do solo. Vamos levar este projeto a todas as quadras onde formos construir um empreendimento”, explicou ele.
Estão envolvidos no projeto a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), para autorização de retirada de três árvores consideradas inadequadas e orientação para o plantio de 35 novas árvores de espécies apropriadas para cada trecho da calçada; a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), para a autorização da realocação e reforma do ponto de ônibus existente na Av. T-9; a Comurg, para a extirpação das árvores e retirada dos troncos; e a Agência Municipal de Obras(Amob), para utilização do britador e acompanhamento do processo de reutilização do entulho gerado.
A iniciativa cumpre à risca o Estatuto do Pedestre, aprovado pela Câmara Municipal de Goiânia e sancionado pelo prefeito em 2008.
DM Online