Baixa procura empurra mudanças no Citybus.


Os micro-ônibus do Citybus não vão mais atender a população nos domingos, feriados e depois das 20 horas em dias úteis e sábados. Estas e outras alterações foram divulgadas ontem pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e o Sindicato das Empresas de Transporte (Setransp), mas nenhum quis comentar o motivo: a baixa demanda, que também levou à desativação de duas linhas, um ano depois do início do serviço diferenciado.

Segundo a divulgação feita, as linhas 911 (Portal Shopping-Bernardo Sayão-Praça Cívica) e 912 (Condomínios Aldeia do Vale e Monte Verde-Araguaia Shopping-Praça Cívica) foram extintas por não haver procura. É a mesma explicação para antecipar o fim das viagens para até 20 horas (exceto a 914).

Contudo, os órgãos não divulgaram os dados técnicos e os números estatísticos que nortearam as alterações. Em e-mail, a CMTC informou que “só falará sobre o assunto após avaliar o novo atendimento na prática”, sem antecipar se aprovou os estudos técnicos previamente. Procurada, a assessoria de imprensa do Setransp não respondeu as ligações. Em linhas onde estaria havendo superlotação (907, 909 e 914), desde ontem estão previstas mais viagens – a cada 15 minutos.

A linha 917 será prolongada até a Praça Universitária, passando pela Bernardo Sayão, para atender clientes da região Noroeste rumo à região Leste (veja quadro). Já a linha 905 não vai mais trafegar dentro do Conjunto Fabiana e do Parque das Laranjeiras, “locais em que não há demanda que justifique o serviço”, para dar maior rapidez.

  O Popular //

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo