AMT cede e mantém conversões à esquerda na Avenida Circular.


Um dos trechos mais problemáticos no trânsito de Goiânia tem nova sinalização desde ontem de manhã. Os cruzamentos da Avenida Circular com as Avenidas T-63 e 4ª Radial sofreram intervenções com a retirada das rotatórias e a instalação de semáforos. Após pressão da comunidade local, nesses pontos foram mantidas conversões à esquerda em alguns sentidos.

A permissão, na prática, contraria a atual política de sinalização da Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT) em Goiânia, que nos últimos meses eliminou, por exemplo, todas as conversões à esquerda de vias como a T-9 como forma de melhorar a fluidez no trânsito. Nos dois cruzamentos, parte dessas conversões foi mantida e parte eliminada.

De acordo com as alterações, quem deixa a região do Terminal Izidória pela Avenida 4ª Radial sentido bairro (Região Sul) não pode mais fazer a conversão à esquerda na Avenida Circular, sentido 3ª Radial. Para quem trafega pela 4ª Radial sentido terminal, a conversão à esquerda também está proibida rumo à Avenida T-63. No cruzamento da Circular com a 4ª Radial, dois movimentos à esquerda no semáforo foram mantidos. No cruzamento com a T-63 foram mantidos todos os movimentos.

Presidente da AMT, Miguel Tiago admite que o projeto original previsto pelos técnicos do órgão municipal de trânsito para a região difere bastante do que foi colocado em prática. “Não temos convicção de que esta é a melhor alternativa, mas ela foi definida após duas audiências realizadas com a comunidade local”, atesta. A AMT havia planejado adotar sentido único de tráfego na Avenida Circular, assim como ocorre no anel da Praça Cívica, o que não ocorreu.

Além disso, todas as rotatórias do trecho compreendido pela Avenida Circular também deveriam ser retiradas, o que não aconteceu nessa primeira intervenção. Segundo Miguel Tiago, a região ainda deverá sofrer novas intervenções devido ao grande fluxo de veículos que trafegam pelo local, especialmente sentido Marginal Botafogo. A saturação de algumas rotatórias deixa o trânsito lento e compromete, sobremaneira, a operação do transporte coletivo.

Junto com a inauguração da nova sinalização de trânsito na região, a Prefeitura de Goiânia também entregou aos moradores do Setor Pedro Ludovico a reurbanização do canteiro central da Avenida Circular. Ontem de manhã, os operários finalizavam os últimos detalhes, como o plantio de grama, quando o prefeito Paulo Garcia oficializou a entrega dos novos canteiros.


Para as intervenções feitas no local foram gastos R$ 1,2 milhão. A avenida agora conta com 1.350 metros de pista de caminhada, pergolados, bancos e lixeiras. O espaço foi gramado e as lâmpadas substituídas com a instalação de 47 postes ornamentais. De acordo com o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Luciano de Castro, o projeto segue o padrão de outros pontos da cidade.

O comerciante Moselito Gomes de Souza, de 50 anos, diz que o bairro estava abandonado. “O trânsito vai melhorar”, espera ele. O cabeleireiro João Bezerra Feitosa, de 71, comemorava a sinalização que agora permitirá maior segurança para a travessia de pedestres. “Vamos poder atravessar a rua sem medo”, afirma.

O Popular //

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo