Alguns motoristas são irresponsáveis.
Itumbiara tem trânsito ruim – O superintendente de Trânsito de Itumbiara, Luiz Carlos Alves, diz no Face a Face que há excesso de infrações no trânsito do município e garante que a SMT investe na educação dos futuros motoristas.
Luiz Carlos Alves
50 Anos
Superintendente de Trânsito desde abril de 2006. Antes foi diretor da Patrulha Rural, em 2005, secretário Municipal de Obras, entre 1997 e 1998, e também vereador, de 1993 a 1996.
Com a quinta maior frota do Estado, 56.328 veículos, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Itumbiara já convive com problemas no trânsito semenhantes aos de municípios de maior porte. Falta de vagas para estacionamento na região central e rotatórias que deixam o motorista impaciente são alguns exemplos. De acordo a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a frota de Itumbiara está entre as que mais cresceram, proporcionalmente, no País, nos últimos quatro anos: cerca de 16% ao ano. O trabalho de educação no trânsito, desde crianças até os mais velhos, é uma das saídas apontadas por Luiz Carlos Alves, chefe da SMT, que concedeu a seguinte entrevista aos leitores do POPULAR, via Face a Face.
(Arthur Henrique) – Itumbiara possui vários pontos críticos sem semáforos e outros com semáforos desnecessários. Qual é o critério para instalação deles?
Concordo que existem alguns pontos críticos. Mas já estamos com a documentação para aquisição de 50 novos semáforos. Não existe nenhum ponto em que nós implantamos semáforos sem que tenha sido feito um prévio levantamento. Nenhum foi desnecessário.
(Itamar José Tavares) – Há outras alternativas?
Nosso sonho é implantar a via de mão única em toda cidade. A mão única reduz em até 90% o indíce de acidentes. Só que isso custa caro. Já implantamos 100 semáforos novos no atual governo e 14 mil placas.
(Marli Arantes Parreira) – Itumbiara já não poderia ter semáforos mais modernos?
O que tem de mais moderno no mundo tem em Itumbiara. Se você for nos Estados Unidos, na Europa e em qualquer cidade do Brasil com até 300 mil habitantes, não irá encontrar o que nós temos em sinalização eletrônica.
(Paulo Roberto da Silva) – Na Avenida Trindade, sentido Centro, há 5 semáforos que não abrem ao mesmo tempo e a distância entre eles é de aproximadamente 500 metros. Isso é correto ou seria uma desorganização do trânsito?
Temos uma dificuldade de sincronia nas vias de dois e três cruzamentos. Mas já tem melhorado muito. Quanto menor a distância do semáforo entre um cruzamento e outro maior é a dificuldade de adequarmos o trânsito. Se aumentar ou reduzir alguns segundos do sinal corre-se o risco de causar um engarrafamento na via. Mas vamos continuar melhorando o trânsito nesses cruzamentos.
(Ulaide Souza Costa) – Quais as ações da SMT para a Avenida Afonso Pena? O trânsito é um verdadeiro caos principalmente nas rotatórias.
Dos semáforos que estamos adquirindo alguns irão para a Afonso Pena. Serão implantados nas esquinas da JK, Bandeirante e Posto São João com a Afonso Pena.
(Tiago Sampaio) – Na Rua Tiradentes existem dois semáforos em que, não importa qual o sentido você esteja, só pode fazer conversão à direita, mesmo a rua sendo de mão dupla. Não seria melhor esperar alguns segundos a mais no semáforo ao invés de ter que dar a volta no quarteirão?
Implantamos semáforos em dois pontos pois havia um dos maiores índices de acidente na cidade. É preciso que o condutor, principalmente o que conhece a cidade, faça uma melhor opção na direção. Não há sinal em Itumbiara em que você espera mais de um minuto. Se passar para quatro tempos a espera pode ir a dois minutos.
(Janis Maria de Brito Martins) – O que pode ser feito no Centro nos horários de pico?
Muito pouca coisa porque a sinalização já é a melhor possível. O Centro de Itumbiara foi muito mal planejado. As vias não têm sequência. E no próximo ano devem entrar na cidade de 8,5 mil a 9 mil novos veículos. Estamos trabalhando com estacionamento rotativo e com a área azul também por causa do comércio na região.
(Melita do Carmo Ferreira) – Qual o posicionamento da SMT em relação ao tráfego de veículos pesados na Rua Tupinambás?
Vamos recapear e melhorar a sinalização de todo o Bairro Afonso Pena. O setor será modelo de via de mão única na cidade, incluindo a Tupinambás. E vamos proibir o trânsito de veículos longos em vários pontos de Itumbiara. Não podemos de imediato retirar todos. Vamos aguardar essa reestruturação que será feita no bairro.
(Antonio José Ramos) – A Rua das Palmeiras está com a sinalização indefinida e por várias vezes quase houve acidentes e há discussões.
Placas nesta rua foram danificadas ou roubadas. Mas há a placa de sentido proibido e a pessoa entra na contramão. Teremos de autuar. Isso deixa claro a irresponsabilidade de alguns condutores.
(Julio Cesar) – Uberlândia (MG) cobra R$ 0,50 por hora para estacionar no Centro. Por que em Itumbiara é cobrado o absurdo de R$ 1 por hora?
Uberlândia não é mais R$ 0,50. O sistema lá era diferente do nosso e eles ficaram no prejuízo. O Centro de Itumbiara não teria comércio com sucesso sem a Área Azul. Eu considero um valor de razoável a barato estacionar a R$ 1 por hora. O mais importante nessa questão é o projeto social. Nós empregamos 63 menores que devem entrar na cidade de 8,5 mil a 9 mil novos veículos. Estamos trabalhando com estacionamento rotativo e com a área azul também por causa do comércio na região.
(Melita do Carmo Ferreira) – Qual o posicionamento da SMT em relação ao tráfego de veículos pesados na Rua Tupinambás?
Vamos recapear e melhorar a sinalização de todo o Bairro Afonso Pena. O setor será modelo de via de mão única na cidade, incluindo a Tupinambás. E vamos proibir o trânsito de veículos longos em vários pontos de Itumbiara. Não podemos de imediato retirar todos. Vamos aguardar essa reestruturação que será feita no bairro.
(Antonio José Ramos) – A Rua das Palmeiras está com a sinalização indefinida e por várias vezes quase houve acidentes e há discussões.
Placas nesta rua foram danificadas ou roubadas. Mas há a placa de sentido proibido e a pessoa entra na contramão. Teremos de autuar. Isso deixa claro a irresponsabilidade de alguns condutores.
(Julio Cesar) – Uberlândia (MG) cobra R$ 0,50 por hora para estacionar no Centro. Por que em Itumbiara é cobrado o absurdo de R$ 1 por hora?
Uberlândia não é mais R$ 0,50. O sistema lá era diferente do nosso e eles ficaram no prejuízo. O Centro de Itumbiara não teria comércio com sucesso sem a Área Azul. Eu considero um valor de razoável a barato estacionar a R$ 1 por hora. O mais importante nessa questão é o projeto social. Nós empregamos 63 menores que ganham capacitação profissional, alimentação, orientação sexual. Esse valor retorna para quem paga de uma maneira excepcional. Estamos dando a oportunidade do primeiro emprego a estes jovens.
(Diego Almeida) – O trânsito no Centro da cidade é caótico. Para piorar vários motoristas resolvem esperar uma vaga parando em fila dupla. Por que a SMT nunca fez campanhas para educar o motorista?
O condutor sabe que parar em fila dupla é uma infração. No último ano levamos essas campanhas a mais de 22,5 mil alunos, das redes particular e pública. Em Itumbiara, vamos implantar na rede municipal de ensino aulas de educação no trânsito.
(Rodrigo Vasconcelos) – Algumas medidas adotadas em Itumbiara pegaram muito bem, a indústria da multa, por exemplo. Em contrapartida, outras tomadas para desafogar o trânsito não surtiram efeito. Quais as ações planejadas pela SMT para os próximos anos para evitar o caos caso a frota continue crescendo neste ritmo? E de quem é a ideia de fechar um lado da pista da Avenida Beira Rio aos domingos, tornando o outro lado um verdadeiro inferno?
É uma desinformação muito grande falar em indústria de multa. Em Itumbiara, nossa média de autuação não chega a 2% das infrações cometidas. Em qualquer cruzamento, de cada dez veículos que passarem, seis a sete estão cometendo algum tipo de infração. É gente furando sinal, com excesso de velocidade, falando ao celular. Quanto à Beira Rio é uma opção do comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Celso Gonçalves, que entende que, por segurança pública, pelo excesso de pessoas, parte da via deve ficar fechada.
(Doroed Teixeira Borges) – O projeto de lei que torna os mototaxistas autônomos, sem precisar estar ligados a empresas e cooperativas quando terminar a concessão do serviço (em 2013), foi aprovada pela Câmara Municipal. O projeto será sancionado?
A competência é do prefeito. Não sei qual é a posição dele. Mas eu sou defensor da inscrição individual do mototaxista junto à SMT.
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