Acidente mata motorista em local onde conversão foi proibida.
Desrespeito à sinalização é apontado como principal motivo de acidente no domingo.
Nem mesmo o reforço na sinalização ao da Avenida T-9, que passou por mudanças no dia 14, foi suficiente para evitar acidentes. Na noite de domingo, um rapaz morreu e outros dois ficaram feridos na confluência da a T-9 com a T-2, em decorrência de conversão à esquerda, manobra agora proibida. No sábado, um motociclista ficou bastante ferido em ocorrência parecida no cruzamento da T-9 com a T-1.
Segundo a Polícia Militar, Carlos Santos Cardoso, que dirigia uma caminhonete D-20, subia a T-2 e, ao chegar à T-9, fez uma conversão à esquerda. Na outra pista, seguiam uma Courrie e um Corola, conduzidos por André Luiz de Souza e Marcos Soares Andrade, respectivamente. A D-20 atingiu em cheio a Courrie, matando na hora André Luiz, de 26 anos. Marcos Soares e Carlos Santos ficaram feridos e foram levados para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).
No sábado, por volta das 8 horas, uma mulher dirigindo um Focus, com placa de Bela Vista (GO), desceu a T-1 e também fez conversão à esquerda na T-9. Na outra pista, subiam dois motociclistas. Um deles, Marcos de Ávila Fernandes, reduziu a velocidade e nada sofreu. A mesma sorte não teve o outro motociclista, que, ao ser atingido pelo Focus, foi jogado no asfalto e, ferido, teve de ser levado para o Hugo.
Chefe da Divisão de Planejamento e Controle de Tráfego da Agência Municipal de Trânsito, o engenheiro Marcelo Pontes diz que o órgão, ao optar pelas mudanças, fez todas as sinalizações necessárias na região há um mês. “Acidentes estão fora do nosso alcance porque significa que alguém não respeitou a sinalização. Por mais que a gente sinalize, eles ocorrem”, diz.
As mudanças na T-9 fazem parte do Plano de Melhoria do Trânsito de Goiânia. Nele estão incluídas as eliminações das conversões à esquerda e dos três tempos em semáforos onde é possível fazer a volta no quarteirão para seguir na via perpendicular onde está o motorista – tecnicamente chamado de looping de quadra.
Marcelo Pontes ressalta que, além de faixas e sinalizações horizontal e vertical, cavaletes também foram instalados nos cruzamentos da T-9. “Esses locais são os mais sinalizados e também onde acontecem mais acidentes”. No domingo, por volta de 17 horas, o condutor de um Corsa azul, que trafegava na T-9 e tentou entrar à esquerda, na T-3, bateu no cavalete da AMT e em outro veículo. Ninguém ficou ferido.
O chefe de Controle de Tráfego da AMT explica que o objetivo de eliminar as conversões à esquerda – o que já ocorreu em parte da Avenida 85 – é dar maior fluidez ao tráfego, priorizando, principalmente, o transporte coletivo. “No corredor da T-9, as modificações beneficiaram 80% dos veículos que transitam pela via”, argumenta, lembrando que semáforos somente com dois tempos favorecem a sincronização ao longo da avenida.
O Popular – Malu Longo //