Trânsito cada vez mais inchado


Durante o mês de março, o Rio Grande do Norte teve um aumento significativo no número de carros circulando pelo estado. Aproximadamente sete mil veículos foram somados à frota estadual somente no mês passado. A média normal é de quatro mil novos carros por mês.

No mesmo período do ano passado, foram somados à frota pouco mais de 5,3 mil novos veículos no RN. O crescimento foi de mais de 23% em relação a março de 2009. Em todo o estado já são 725.143 veículos circulando pelas ruas, avenidas e rodovias. No Brasil, segundo dados fornecidos pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mês de março bateu o recorde histórico de vendas de carros. Em apenas 30 dias, o total de carros vendidos no país foi de 330 mil unidades, número superior à frota atual de veículos em Natal, por exemplo, que é de 288.207.

A Fenabrave informou que o último recorde foi registrado em setembro de 2009, quando o número de carros vendidos chegou a 308.100,quando o governo decidiu prorrogar o benefício de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os consumidores. De acordo com o coordenador de educação e fiscalização de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), Ferdinando Moura Tavares, o aumento do número de carros se deve às diversas facilidades que hoje existem para que o consumidor possa adquirir um veículo. “No mês de março passamos por um período de redução do IPI, além disso a venda de carros tem sido algo muito mais acessível ao brasileiro, pois hoje se tem muito mais facilidade em conseguir empréstimos e financiamentos.

Dessa forma, o prazo para pagamento fica bem maior e menos pesado para o bolso do consumidor”, aponta. A redução do IPI, que compreendeu o primeiro trimestre de 2010, proporcionou um aumento de 22,4% no número de carros, em relação a esse mesmo período do ano passado.

Segundo o coordenador de educação e fiscalização do Detran, o grande número de carros demanda uma maior preocupação para o poder público em realizar projetos para desafogar o trânsito, principalmente para a época da Copa do Mundo em 2014. “Com o aumento do número de carros circulando, sem dúvidas teremos que ter uma preocupação maior com projetos que dêem maior fluidez no trânsito.

É por isso que nós, juntamente com a Semob, criamos projetos como o Via Livre que já desafogou boa parte do trânsito da capital”, afirma. Tavares conta que o aumento no número de veículos no estado implica em uma maior atenção do motorista no trânsito. “Os motoristas devem estar mais atentos para evitar acidentes, procurando também sair um pouco mais cedo de casa para o trabalho, tentando sempre evitar os horários de pico para fugir dos engarrafamentos”.

Ele acredita que a responsabilidade do trânsito também está nas mãos do motorista que deve começar a se preocupar mais em obedecer e respeitar as sinalizações e limites de velocidade. Frota Atual – Rio Grande do Norte: 725.143 veículos. Natal: 288.207 veículos; número de veículos novos: março de 2009, 5.345; março de 2010, 7.015; 1º trimestre de 2009, 13.483; 1º trimestre de 2010, 16.505.

Canal do Transporte

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo