Projeto veda tráfego de veículos pesados
Veículos pesados podem ser proibidos de trafegar por Goiânia. Tudo dependerá da aprovação de projeto de lei apresentado na última quinta-feira na Câmara Municipal. O texto, de autoria do vereador Iram Saraiva (PMDB), veda o tráfego de veículos pesados e caminhões , nos principais pontos da cidade, de segunda a sexta-feira, em horários de trânsito intenso.
Pelo projeto, caberá à Agência Municipal de Trânsito (AMT) estabelecer os trajetos especiais permitidos a caminhões e outros veículos pesados. Em caso de sanção da lei, a agência também definirá o trajeto permitido aos veículos pesados e caminhões de que tratam o projeto. A lei não vale para ônibus, veículos das Forças Armadas, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, além das unidades da administração pública direta e indireta.
À AMT caberá a responsabilidade de traçar novas rotas e logísticas de circulação de ônibus do município no prazo de 180 dias após a publicação da lei. Estes ocuparão faixas exclusivas nas vias. O vereador avalia a possibilidade de, futuramente, aumentar a largura do corredores principais.
O projeto foi elaborado com base nas informações apresentadas pelo Centro de Pesquisas Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC). Os estudos apontam que caminhões e veículos pesados têm participação significativa nas infrações de trânsito da Capital goiana.
Para o vereador, o tráfego destes veículos deve ser restringido para garantir a fluidez do trânsito das vias centrais. O projeto foi previamente discutido com a AMT, que apresentou sugestões acolhidas no texto final. O texto passará pela avaliação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, seguirá para outra comissão temática, ainda a decidir e, por fim, irá a plenário para votação.
DM Online