AMT inicia ações de emergência no trânsito.


Começam a ser implementadas hoje as primeiras de uma série de intervenções que promete melhorar o fluxo veículos em 56 avenidas de Goiânia, anunciou a Agência Municipal de Trânsito (AMT). Interligadas, as vias formam 20 corredores de deslocamento de carros, motos, ônibus e caminhões e conectam todas as regiões da capital.

As alterações que o goianiense começa a perceber já a partir de hoje são na Avenidas 85, onde as conversões à esquerda entre a T-9 e T-10 serão bloqueadas, e também na T-63. Na via, todas as rotatórias serão retiradas e darão lugar a semáforos sincronizados. A primeira rotatória que será removida será a do cruzamento da Avenida T-63 com rua C-107.

O pacote completo de intervenções, denominado Plano de Melhoria do Trânsito na Cidade de Goiânia, foi divulgado ontem pela Prefeitura e visa modificações de caráter emergencial. Ou seja, não consta no documento, por exemplo, a implantação de corredores preferenciais ou exclusivos para o transporte público de passageiros, embora o presidente da AMT, Miguel Tiago, tenha informado que esses corredores, que exigem intervenções mais complexas e demoradas, também serão executados ao longo dos próximos meses.

Entre as principais ações que serão colocadas em prática em todos os 20 trechos anunciados, estão a substituição de rotatórias saturadas por semáforos, sincronização de semáforos e bloqueio de todas as conversões à esquerda em Goiânia. (veja quadro) Também será feita a eliminação de semáforos de três tempos nos locais onde for possível que o motorista realize um looping de quadra, como é chamada a volta no quarteirão para seguir na via perpendicular à que se estava. O total valor total para a conclusão dessas obras é de mais de R$ 15 milhões.

O plano da Prefeitura não faz, no entanto, que tipo de intervenções será feito em cada uma das ruas e avenidas. Foram anunciados apenas os trechos, as modificações gerais no trânsito da cidade e a justificativa para cada uma das ações previstas. O prazo para execução total do planto também não foi revelado.

Avaliação
Coordenadora do curso de Transportes, do Instituto Tecnológico Federal de Goiás (IFG) e engenheira civil, Patrícia Margon acredita que as alterações propostas são positivas e reforçam o caráter de emergência da medida, que beneficiará tanto o transporte particular como o público. Para Patrícia, as intervenções anunciadas pela Prefeitura poderão surtir efeito rápido em melhoria no trânsito da capital, mas reforçou o fato de que é preciso dar destaque para a fiscalização das novas áreas de estacionamento que forem demarcadas e que, ocupadas incorretamente, acabam travando o fluxo de veículos.

Nesse sentido, a AMT anunciou ontem que vai convocar mais 30 pessoas aprovadas para o cargo de agente no concurso realizado pela instituição no ano passado. Até agora, 50 agentes aprovados no certame já assumiram suas funções na AMT.

Ainda assim, a engenheira civil destacou ponto que é consenso entre todos: a necessidade de focar as ações do trânsito em melhorias para o transporte público de passageiros. E para isso Patrícia vê uma das possíveis saídas com a implantação de corredores exclusivos para o tráfego de ônibus.

Medidas
Fora do pacote emergencial, a Prefeitura promete continuar realizando outros trabalhos de melhoria para o trânsito. Dois viadutos no cruzamento da Marginal Botafogo com as Avenidas 88 e Jamel Cecílio estão entre as ações. Também será lançada uma campanha com foco na melhoria da educação para o trânsito.

Os governos municipal e estadual devem, ainda, anunciar nos próximos dias um pacote de melhorias para o transporte público de passageiros.

O Popular – Adriano Marquez Leite //

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