Programa de Compliance Público, do Governo de Goiás, gera economia.

 

Um dos aspectos mais relevantes da implementação do PCP é seu baixo custo. A metodologia e a implementação do programa foram desenvolvidas pelo governo estadual com base nos recursos humanos e administrativos já disponíveis e não demandaram orçamento específico para execução.

A atividade de gestão de riscos identificou até o momento 1.435 riscos aos objetivos institucionais dos diversos órgãos, com 2.457 ações de controle aprovadas, das quais 1.319 estão em execução e são continuamente monitoradas para garantir os resultados esperados.

Na gestão de riscos, entre diversos outros resultados levantados pela CGE, um dos que podem ser citados é a melhoria da capacidade de resposta às manifestações formuladas pelo cidadão no Sistema de Ouvidorias do Estado, que caiu de um tempo médio de resposta de 14 dias em 2018 para 7 dias atualmente, apesar do aumento do número de manifestações em 2020 e 2021. Atualmente, o índice de resolutividade do Sistema de Ouvidoria é de 64%.

Foi instituído também o novo Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração do Poder Executivo estadual, por meio do Decreto 9.387/2021, que inova por ser essencialmente propositivo, substituindo a tradicional lista de comportamentos e posturas proibidas por valores a serem assimilados pelos servidores, particularmente para a tomada de decisão no exercício da gestão pública. Quanto aos comportamentos e posturas esperadas, tais orientações foram extraídas de consulta pública enviada a mais de 36.000

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo