Turismo

Cachoeiras

Você também é apaixonado por cachoeiras como nós? Em Goiás são inúmeros os locais que possuem belíssimas quedas d’água. Entre os maiores destaques está Pirenópolis, uma cidade colonial repleta de cenários históricos. A pouco mais de 120 quilômetros de Goiânia e a 150 quilômetros de Brasília, o município oferece uma grande variedade de pousadas. Pirenópolis também abriga o Parque Estadual Serra dos Pirineus, que contém várias trilhas com paisagens incríveis, e a Cidade de Pedra, que é um sítio arqueológico.

Com mais de 120 cachoeiras catalogadas, a cidade de Alto Paraíso também é muito procurada por turistas de todo o mundo. Integra o município a Vila de São Jorge, que é a porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e que detém o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Alto Paraíso também oferta uma série de pousadas aconchegantes, espaços místicos e templos religiosos, além de diversidade de comidas, inclusive com dieta vegetariana.

Também reconhecida pela Unesco, desta vez como Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade de Goiás – antiga capital do Estado – possui uma das cachoeiras mais famosas, a Cachoeira das Andorinhas. Por sua vez, a cidade conta com hotéis e pousadas para receber os turistas curiosos para conhecer o Vale do Serra Dourada e o Rio Vermelho. A casa da poetisa e doceira, Cora Coralina, ícone da cidade, está ali, às margens do Rio Vermelho.

Conhecida por suas cachoeiras, Caiapônia é um destino de ecoturismo e aventura. Possui grande demanda dos que buscam atividades como cachoeirismo (rapel em cachoeira), mountain bike, caminhadas em trilhas ou até mesmo contemplar a privilegiada natureza. Destaque para as cachoeiras da Samambaia e Abóbora, além do Morro do Gigante Adormecido, um belíssimo monumento natural.

Águas

Seis cidades goianas são conhecidas pelas águas quentes. Caldas Novas, por exemplo, possui o maior manancial hidrotermal do mundo. Para receber os dois milhões de turistas anualmente, o município conta com uma infinidade de hotéis e parques aquáticos, com piscinas de água quente. Entre os pontos turísticos mais visitados da cidade estão o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, no Morro do Capão; e o Jardim Japonês.

Próximo a Caldas Novas está a Rio Quente, município banhado pelo maior rio de águas quentes do mundo, com 12 quilômetros de extensão. Cerca de 1,5 milhão de turistas apreciam anualmente as praias artificiais de Rio Quente. Também são disponibilizados à população canoagem, tirolesa, cascatas e brinquedos, como tobogã.

Já Aragarças está localizada à direita do Rio Araguaia, com belíssimas praias de areia branca. Além do turismo, a economia da cidade é movimentada pela agricultura e pelo comércio, com destaque para o artesanato local.

Colinas do Sul é outra cidade que atrai milhares de turistas com sua beleza natural, que inclui trilhas, cachoeiras, mirantes, vales, serras, rios e lagos. O município está situado entre o Lago de Serra da Mesa e a Chapada dos Veadeiros. Os turistas podem aproveitar banhos quentes em águas termais no Morro Vermelho e Éden, e ainda praticar a pesca.

Considerada um polo universitário e empresarial, Jataí também tem grande oferta de hotéis para os turistas que desejam conhecer os lagos, bosques e o manancial de águas quentes. Recentemente a cidade ganhou um resort, que oferece aos visitantes muita diversão. Em relação à cultura, está à disposição o Memorial JK, que conta com exposições temporárias e permanentes, principalmente sobre a relação de Juscelino Kubitscheck com Jataí.

Outra cidade de águas termais é Lagoa Santa. Localizado na divisa de Goiás e Mato Grosso, o município oferece aos visitantes uma lagoa de água cristalina, com temperatura média de 31 ºC, mata, rios e nascentes. Os turistas ainda têm o privilégio de desfrutar de fontes naturais sulfurosas, indicadas para relaxar e recarregar as energias.

Cavernas

Terra Ronca – Localizada a 641 quilômetros de Goiânia, na região Nordeste de Goiás, o Parque Estadual de Terra Ronca tem uma área de 57 mil hectares e é considerada uma das maiores concentrações de cavernas da América Latina. Algumas, inclusive, atravessadas por rios. O Parque possui muita área de conservação, apresentando inúmeras grutas, sendo que as de fácil acesso são abertas para visitação. Terra Ronca possui belezas cênicas, como cascatas, cachoeiras e rios de águas cristalinas, com grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo. O local abriga ainda uma imensa diversidade na fauna e na flora.

Mambaí –  É um município do Nordeste goiano e guardião de alguns dos maiores tesouros naturais do Estado. São diversas cachoeiras, lagos, cânions e um conjunto único de cavernas, inserido nos calcários do Grupo Bambuí. O município está situado em uma Área de Proteção Ambiental (APA), nas nascentes do Rio Vermelho.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo