Videoconferência define prioridades para repasse de recursos para a assistência social em Goiás
A secretária de Desenvolvimento Social, Lucia Vania, participou de uma videoconferência com superintendentes da pasta e gestores da área de Assistência Social de diversos municípios goianos na tarde dessa quarta-feira, 22. Nessa oitava videoconferência realizada com pela área de Assistência Social da Seds, Lúcia Vânia explicou para os cerca de 160 participantes as ações em curso no Governo de Goiás e os trabalhos em andamento junto aos ministérios da Cidadania e Economia para mitigar os problemas na área social em todos os municípios goianos. A titular da Seds destacou que uma das grandes preocupações do governador Ronaldo Caiado é em relação ao desemprego e pediu aos dirigentes dos CRAS para apoiarem o trabalhador na solicitação do Seguro Desemprego.
A secretária destacou que está em constante contato com o Ministério da Cidadania para assegurar a liberação dos recursos eventuais e explicou sobre a aplicação desses benefícios nas cidades do interior. Segundo ela, essa categoria de fonte de recurso permite maior liberdade para que sejam feitos investimento em problemas pontuais, como aquisição de cestas de alimentos, apoio em funerais, reforço na alimentação dos idosos, compra de gás, remédios e pagamento de conta de energia do CRAS, por exemplo.
“Os recursos permitem apoiar pessoas que não estão vinculadas ao CadÚnico, mas se encontram em situação crítica. É importante, no entanto, documentar toda aplicação dos recursos”, ressaltou a secretária.
Lúcia Vania destacou ainda que o bloco da assistência social – crianças, adolescentes, idosos – pode ser apoiado com contratação de pessoas nos municípios para produção de máscaras por exemplo. “Essa ação ajuda a resolver a falta do produto e gera renda para famílias no município.” Lucia Vânia pediu às primeiras-damas e prefeitos atenção especial para com os idosos que estão em abrigos.
A titular da Seds destacou que uma das grandes preocupações do governador Ronaldo Caiado é em relação ao desemprego e pediu aos dirigentes dos CRAS para apoiarem o trabalhador na solicitação do Seguro Desemprego. “Na área do Trabalho, há ações de apoio ao trabalhador e as unidades do SINE também vão apoiar as medidas que garantem o benefícios aos trabalhadores.”
Comunicação Setorial Seds