Goiás Social entrega benefícios em São Miguel do Araguaia
Estrutura oferece dois dias de serviços e atendimentos gratuitos. Primeira-dama também anuncia a construção de 49 casas a custo zero

Foto: Wagnas Cabral/Seds
A estrutura itinerante do Goiás Social se instalou em São Miguel do Araguaia, na região Norte do Estado, para dois dias de serviços gratuitos à população. Coordenadora do programa, a primeira-dama Gracinha Caiado abriu as atividades nesta terça-feira (14/10), ocasião em que entregou benefícios e assinou ordem de serviço para a construção de 49 casas a custo zero, pelo programa Para Ter Onde Morar.
Gracinha ressaltou que a iniciativa foi pensada para percorrer o território goiano com a oferta de oportunidades e praticidade. “O Goiás Social veio para facilitar a vida das pessoas e fazer com que elas tenham atendimento de forma integral”, afirmou, ao destacar que cuidar das pessoas é um compromisso da gestão Ronaldo Caiado. “Tantas vezes o social foi esquecido. Governantes se preocupavam em fazer obras — que não são menos importantes —, mas a gente não pode esquecer das pessoas, de estender a mão para quem mais precisa”, comentou.
Na solenidade de abertura, Gracinha anunciou a construção de 49 casas a custo zero em São Miguel do Araguaia, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab). O Estado deve investir cerca de R$ 8 milhões na obra, que beneficiará famílias em situação de vulnerabilidade social. “Goiás é o único Estado que dá moradia sem cobrar um tostão, sem deixar boleto para o cidadão pagar”, enfatizou a primeira-dama.
Serviços gratuitos

Foto: Wagnas Cabral/Seds
O Goiás Social oferece diversos atendimentos do Governo de Goiás e de parceiros, todos de forma gratuita. “É uma série de serviços que vai do básico, como corte de cabelo solidário, ao mais avançado, como atendimentos de saúde, oftalmologia, programas de capacitação, qualificação e empregabilidade”, mencionou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos. “O Goiás Social é considerado o maior programa de proteção social do Brasil e tem servido de exemplo para outros estados”, destacou.
“É muito gratificante receber ajuda com a alimentação e a saúde das minhas crianças”, agradeceu a autônoma Mirlane Araújo Ferreira, mãe de três filhos e uma das 39 contempladas com o Mães de Goiás. Além deste programa, serão entregues cartões do Dignidade (3), Goiás Por Elas (15), Aprendiz do Futuro (4) e Goiás + Inclusivo (22), além da Carteira do Autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e Passaporte da Pessoa Idosa. Já a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) distribui cadeiras de rodas e de banho, fraldas geriátricas e infantis, bengalas, leite NAN, kits de enxoval para bebês, muletas e o Mix do Bem.
Os estandes do Goiás Social estão montados no Canteiro Central de Eventos Manuel Soffa. Nesta terça-feira, os atendimentos seguem até as 17h, e na quarta-feira (15/10), das 8h às 12h. A iniciativa tem parceria com a prefeitura. “Nunca vi uma estrutura desse tamanho aqui na cidade. É fruto da atenção que a primeira-dama e o governador têm por São Miguel. São cinco frentes de trabalho do Estado atuando atualmente. Algo inédito”, destacou o prefeito Jeronymo Siqueira.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás


