Governo de Goiás apoia Parada LGBTQIA+ com fornecimento de estrutura
Evento promovido por Organizações Não Governamentais (ONGs) será realizado na Praça Cívica, no centro de Goiânia, e espera receber 100 mil participantes
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), fornecerá parte da estrutura para a realização da 28ª Parada LGBTQIA+ de Goiânia, que será realizada neste domingo (25/06), a partir das 9h, na Praça Cívica, no Centro de Goiânia. Serão 100 banheiros químicos, várias tendas e centenas de cadeiras que darão suporte ao evento, promovido por oito Organizações Não Governamentais (ONGs).
A expectativa dos organizadores é de que mais de 100 mil pessoas compareçam à mobilização, que contará com várias atrações culturais, incluindo apresentações de artistas nacionais e locais. Este ano, a Parada terá um caráter sustentável, comprometendo-se com o lixo zero. Uma parceria com uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis fará a coleta do lixo produzido para dar destinação adequada.
O gerente da Diversidade Sexual da Superintendência dos Direitos Humanos da Seds, Rogério Araújo, destaca que a Parada, ao reunir pessoas de todas as orientações sexuais, identidades de gênero e origens culturais, passa a ser uma expressão política e cultural extremamente importante da comunidade LGBTQIA+. “Mais do que uma celebração, o dia é uma convocação à reflexão, na medida em que vivemos no país que mais mata população LGBTQIA+ no mundo, com uma morte a cada 29 horas”, informa o gerente.
Para combater essa violência e promover uma convivência de respeito à diversidade, o Governo de Goiás tem implementado várias políticas. Em 2020, criou o Comitê Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia do Estado de Goiás (COMEELG-GO), com o objetivo de articular, deliberar, propor, fomentar, monitorar e avaliar as ações governamentais e a Política Pública Estadual de enfrentamento à LGTBfobia no estado.
O guia “Será que fui vítima de LGBTfobia?”, divulgado digitalmente e que pode ser encontrado no site da Seds, traz orientações e explicações detalhadas às vítimas desse tipo de discriminação e informa o que fazer diante de uma violação de direitos.
A Seds ainda promove cursos de formação e capacitação permanente sobre diversidade sexual e de gênero para profissionais que atuam na assistência social, saúde, educação e segurança pública, para qualificação do trabalho dos agentes públicos estaduais e municipais junto à população LGBTQIA+.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás