Lúcia Vânia participa de live da Educação para falar sobre a campanha de 18 de Maio
A secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, participou, na tarde desta terça-feira, 26, de uma live realizada pela Secretaria da Educação a convite da secretária Fátima Gaviolli. Lucia Vânia foi convidada a falar sobre a campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A campanha tem como dia D o 18 de Maio, mas todo o mês é dedicado ao combate a essa violência que atinge milhares de crianças e adolescentes. Em razão da pandemia de Covid 19, o lançamento da campanha se deu durante um simpósio que reuniu centenas profissionais da assistência social, educação, saúde, Ministérios Público, Defensoria Pública, e órgãos de segurança de Goiás e de outros estados.
Lucia Vânia destacou em sua fala a importância de uma ação conjunta para enfrentar a violência sexual, “esse fenômeno social cultural multifacetado e que não pode ser enfrentado por meio de uma atuação isolada de uma política pública”.
Professores, coordenadores e diretores de escolas de todo o Estado acompanharam a live e ouviram Lúcia Vânia ressaltar a importância da ação dos educadores nesse enfrentamento. “Esse trabalho depende grandemente da parceria da política de educação, que vivencia o cotidiano das crianças e adolescentes de nosso Estado e tem uma importante atuação, não só na identificação das vítimas de violência, mas em especial, na contribuição no que diz respeito à formação das crianças e adolescentes enquanto cidadãos.”
Na opinião da secretária, a atuação da escola, garante atendimento da criança e a responsabilização do agressor. “Por isso a compreensão da grande relevância de uma atuação comprometida de todos os profissionais.”
Ao se despedir, Lucia Vânia destacou a importância do diálogo com a escola, “espaço importante de conscientização dos Direitos Fundamentais e de construção dos sentimentos de cidadania, solidariedade e respeito, e o trabalho em rede é o caminho para a construção de formas eficazes de atuação do poder público no enfrentamento da triste realidade de violência vivenciada por muitas crianças”.