280 mil goianos do Bolsa Família começam a receber auxílio emergencial
O governo federal paga, a partir desta quinta-feira, 16, o auxílio emergencial de R$ 600 para mais de 280 mil beneficiários do Bolsa Família em Goiás. Os recursos superam R$ 170 milhões. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social do governo de Goiás, Lúcia Vania, essas famílias recebem o auxílio conforme o calendário normal do programa. Será liberada também primeira parcela do auxílio para autônomos e trabalhadores informais, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus.
De acordo com dados divulgados pela Caixa Econômica Federal, famílias inscritas no CadÚnico antes de 20/03/2020 e que tiveram contas poupança ou corrente na Caixa ou no Banco do Brasil já têm o recurso disponível em suas contas. O mesmo se aplica aos inscritos no CadÚnico que não tiveram contas localizadas nos bancos mencionados, e portanto, foi criada a Conta Poupança Digital Caixa, por onde movimentarão o recurso.
Também já estão recebendo o benefício, por meio da Conta Poupança Digital Caixa, os titulares nascidos de janeiro a abril. Já a partir desta quinta-feira,16, serão os nascidos de maio a agosto. Por fim, os nascidos de setembro a dezembro recebem a partir de sexta-feira,17.
Lucia Vânia destaca que em Goiás há 671 mil famílias com cadastro atualizado no CadÚnico, sendo que aproximadamente 486 mil são elegíveis a receber o auxílio, por terem renda per capita abaixo de meio salário mínimo (incluindo as que recebem o Bolsa Família).
Os valores estão sendo depositados automaticamente conforme o calendário divulgado pela Caixa e Ministério da Cidadania. Para os que recebem pela Conta Digital Caixa, o auxílio será movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que pode ser baixado pelos smartphones Android ou IOS. Pelo aplicativo, o titular da conta poderá efetuar pagamentos e fazer transferências bancárias sem custos e sem necessitar de franquia de internet.
Comunicação Setorial Seds