Vacinação no Governo Junto de Você atrai centenas de pessoas

Centenas de pessoas de Goiânia e municípios da Região Metropolitana estão tendo a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação e de se imunizar contra doenças graves. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) instalou em seu estande, na 65ª edição do Governo Junto de Você, um setor de vacinação da Gerência de Imunização e Rede. O Governo Junto de Você é realizado na Praça Cívica, no Centro, pelo Governo do Estado de Goiás. O objetivo do evento é levar à população mais de 200 serviços, que vão da orientação jurídica até serviços de saúde, vagas de emprego, estágios e orientação sobre a doação de sangue.

A sala de vacinação oferece à população as vacinas contra HPV, sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) meningite tipo C, tétano e difteria (dupla adulta), hepatite B e febre amarela. O biólogo Ulisses Pinto de Figueiredo, que trabalha na Gerência de Imunização e Rede de Frio, destaca que os profissionais do setor prestam informações fundamentais ao público. Extrema importância “Explicamos sobre a importância da atualização do cartão de vacinação e os efeitos adversos das vacinas, entre outras questões”, exemplifica Ulisses Figueiredo.

Ele destaca que o serviço é de extrema importância, na medida em que leva a vacina mais próxima à população. A dona de casa Rosângela Machado, de 45 anos, avalia que a sala de vacinação e toda a ação desenvolvida pela SES-GO no Governo Junto de Você como um “trabalho valiosíssimo”. Na manhã desta quarta-feira, Rosângela levou o filho João Pedro, 12, para se vacinar contra o HPV. Ela conta que havia ido ao estande no primeiro dia de funcionamento do Governo Junto de Você, na segunda-feira, 25, colheu as informações de que precisava e retornou com o adolescente. “Considero fundamental as ações para a prevenção de doenças. A vacinação, na minha opinião, é de grande relevância.”

O funcionamento da sala de vacinação no estande da Saúde levou o mestre de obras Emanuel Bem de Moraes, 46, a levantar bem cedo e dirigir-se à Praça Cívica para se vacinar contra a hepatite B. Ele ouviu recomendações dos técnicos, apresentou o cartão de vacinação e tomou a dose que imuniza contra a doença. Emanuel Moraes também aproveitou para fazer o exame de vista. “Tudo muito prático”, elogiou.

Cirurgias oftalmológicas

Além da vacinação, a SES-GO coloca à disposição do público exames e cirurgias oftalmológicas, ações educativas, como a lupa entomológica do ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti. Em um estande demonstrativo, são apresentadas as fases do desenvolvimento do mosquito, desde os ovos, passando pelas larvas, até chegar à fase adulta.

Os participantes podem ver, ainda, na Estação Conecta SUS, os registros da dengue no Estado. Será distribuído material educativo sobre o mosquito, além de preservativos. Os visitantes ainda podem conferir de perto a exposição de plantas tóxicas e animais peçonhentos, como cobras e escorpiões.

O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa (Cremic) aplica doses homeopáticas para aliviar os sintomas da dengue no organismo.

Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.