Inaugurada sede da Superintendência de Direitos Humanos
O secretário de Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita, inaugurou na tarde desta quinta-feira a sede da Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ). O imóvel, localizado na Rua 8-A, Setor Aeroporto, em Goiânia, agrupa a central telefônica, espaço para reuniões dos Conselhos Estaduais de Segurança Pública, administração e atendimento ao cidadão. “As instalações que nós tínhamos não eram as ideais, e agora teremos uma condição de trabalho muito melhor e vamos atender o cidadão de uma maneira mais digna. Este local é um espaço para participação social e fiscalização das políticas públicas”, afirma Joaquim Mesquita.
O superintendente de Direitos Humanos da SSPJ, Edilson de Brito, disse que a nova sede é motivo de comemoração. “Agora temos um espaço onde podemos atender à população com mais dignidade. A Superintendência de Direitos Humanos e a Ouvidoria são canais abertos para a sociedade”, ressalta. Na solenidade também foram empossados os membros do Comitê de Prevenção e Combate à Tortura e da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo no Estado de Goiás. “Ainda hoje encontramos trabalhadores em situação análoga à escravidão nas carvoarias e canaviais de Goiás”, diz Edilson de Brito. O secretário Joaquim Mesquita salienta que “os dois comitês vão garantir uma participação social muito mais ampla na fiscalização e acompanhamento das políticas públicas no Estado”.
O ouvidor-geral da SSPJ, Italuzy Toledo, explicou que, pelo número 181, qualquer pessoa pode fazer denúncias ou elogios a agentes públicos. A Ouvidoria tem até sete dias para dar uma resposta preliminar e, se for o caso, encaminhar procedimentos administrativos. “A Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública e Justiça é a única do Brasil a funcionar 24 horas por dia”, declara.
Mais informações: (62) 3201-1055