5ª Feira de Artesanato Mundial no Oscar Niemeyer

Central do Artesanato Goiano. Foto: Divulgação Central do Artesanato Goiano. Foto: Divulgação

O Centro Cultural Oscar Niemeyer recebe a 5ª edição da Feira do Artesanato Mundial (FAM) que vai até 5 de maio. São 90  estandes que irão oferecer aos visitantes uma verdadeira viagem por meio do artesanato, presente na moda, decoração e até na gastronomia E o melhor: opções de compras adquiridas diretamente do artesão, somadas a costumes e produtos que refletem as origens de diferentes povos e características de cada uma das culturas representadas na mostra.

Cerâmicas da Tunísia, tapeçarias da Índia, rendas da Síria, porcelanas da Turquia e bonecas típicas da Rússia, além de artesanatos vindos diretamente do Equador, Colômbia e Peru, são algumas das atrações internacionais. Traços marcantes da cultura brasileira de estados como Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul também poderão ser conferidos no espaço.

Como destaque, o artesanato produzido em Goiás estará representado num espaço de 150 m2, sob a coordenação da Central do Artesanato Goiano, programa da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio. Peças de artesãos de cidades de Anápolis, Pirenópolis, Hidrolândia, Piracanjuba, Cristalina, cidade de Goiás, Orizona, Jataí, Caiapônia e Uruaçu, bem como peças de artesãos do Entorno (Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Luziânia), além da representação do artesanato da comunidade Kalunga de Cavalcante e outras, que refletem parte da identidade cultural do Estado, estarão representadas na FAM. Objetos de decoração em madeira, argila, fibra vegetal, tecelagem e artesanato mineral, além dos produtos típicos como doces, cachaças, geleias, creme de pequi e óleos essenciais serão comercializados no local.

O Girau de Saberes, da Universidade Federal de Goiás, também estará presente no evento com um espaço temático. O projeto promove a organização de grupos de trabalhos em torno da produção artesanal coletiva em comunidades Quilombolas, no território Kalunga. Tecelagem com fibras e sementes, além de bordados com a utilização de plantas medicinais, poderão ser adquiridos no local.

Mais de 70 mil visitantes são esperados na Feira, que oferecerá também um espaço gastronômico e apresentações de danças culturais de regiões brasileiras e de outros países. Todos os estandes irão aceitar cartões de crédito. Os produtos à venda variam de R$ 5 a R$ 3.000, com exceção dos móveis artesanais, que têm preços diferenciados.

Conheça as novidades de outros países que serão apresentadas na Feira

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.