Polícia Penal realiza aula inaugural do IV Curso de Inteligência Penal
Durante aula inaugural, magistrado aborda o combate às organizações criminosas

O IV Curso de Inteligência Penal (CIP), promovido pela Polícia Penal de Goiás, teve início na manhã desta segunda-feira (20), com aula inaugural ministrada pelo juiz Alessandro Pereira Pacheco, que abordou o combate às organizações criminosas. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em Goiânia.
O curso terá 40 dias de instrução para 40 servidores da Segurança Pública de Goiás e representantes do Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e até da Bolívia.
O IV CIP tem como objetivo capacitar servidores da execução penal para o exercício de funções específicas de inteligência prisional. O curso abrange ações no âmbito da segurança, fundamentos doutrinários, a produção de conhecimento, contrainteligência, operações e ferramentas de inteligência.
“É importante contar com uma inteligência robusta, em que os nossos dados se transformem em pontos de decisão para os profissionais. Agentes da inteligência são indispensáveis para qualquer instituição de segurança pública, com papel preponderante nas mais diversas ações”, afirmou o diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires.
Os servidores-alunos foram selecionados por meio de processo seletivo e entrevistas. A seleção passou pelas etapas de deferimentos de inscrições, teste de conhecimento específico e entrevista.
Os selecionados receberão instruções em Goiás e estados como São Paulo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. “Fora de Goiás, os alunos apreenderão sobre novas tecnologias para o mapeamento de informações. Cada um se dedicou muito para estar aqui, o que demonstra a importância desta capacitação”, explicou o gerente de Inteligência e Observatório da Polícia Penal, Thiago Matias.
Palestra inaugural
Titular da 2ª Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem de Bens, Direitos e Valores de Goiânia, o juiz Alessandro Pereira Pacheco abordou sobre “Organizações Criminosas”. Ele expôs questões ligadas ao crime organizado e às atividades de combate a essas facções.
Fotos: Polícia Penal
Polícia Penal de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás








