‘Vamos profissionalizar a gestão da saúde’, diz Sérgio Vencio, na CIB

Secretário estadual da Saúde é incisivo ao enfatizar também aos colegas das pastas municipais a necessidade de “despolitizar a saúde” e "cuidar do dinheiro público”

Secretário Sérgio Vencio (em videoconferência) e mesa diretora da 1ª reunião ordinária da CIB de 2023

O titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Sérgio Vencio, fez uma fala incisiva aos secretários municipais de saúde, durante a primeira reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2023, na quarta-feira (1º/3). Ele afirmou que o Estado não vai mais estadualizar hospitais municipais que não atendam ao interesse maior da população goiana, dentro da proposta de regionalização da saúde. E fez um apelo para os gestores: "Vamos profissionalizar a gestão da saúde" e "cuidar do dinheiro público”. 

“O Estado não irá mais pagar planos de fortalecimento a hospitais municipais que não batem metas e não atendem com eficiência a população. Vamos mudar os planos de fortalecimento, para que sejam por entrega e não mais antecipados", afirmou.

Da mesma forma, a SES-GO pactuou pela desabilitação de leitos onde não há atendimento comprovado à população. O secretário afirmou que essa decisão foi tomada em conjunto com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO) e que é preciso “despolitizar a saúde”.

“Já revisamos os planos de fortalecimento dos municípios, porque temos que ser técnicos, temos que disponibilizar a saúde”, destacou, acrescentando que o Estado tem toda intencionalidade de custear o que precisa e pode ser custeado.

"As pessoas estão achando ruim porque não estão mais recebendo o dinheiro do plano, sendo que não estão entregando dez, 15 por cento do plano", afirmou Sérgio Vencio, destacando que é necessário “virar essa página”, profissionalizar a gestão da saúde e cuidar do dinheiro público. 

Negociação e pactuação
A CIB é uma instância de negociação e pactuação entre os gestores de saúde municipais e do Estado quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as pautas dessa primeira reunião ordinária estavam projeto de cirurgias eletivas, apresentação da análise de saúde das ISTs em Goiás, relatório anual do Sisagua 2022, Projeto Saúde do Trabalhador em Frigoríficos – Resultados de 2022, recomendações frente aos surtos de varicela em Goiás e campanha de vacinação Covid/bivalente (Gerente de Imunização – Suvisa). 

Patrícia Almeida (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo