Treinamento sobre avaliação de sinais vitais é ministrado no Heapa

Qualificação é promovida pelo setor de educação continuada da unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia, para os profissionais do centro cirúrgico

Profissionais do Heapa são orientadas sobre como preencher a escala no prontuário eletrônico

O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), por meio de seu setor de educação continuada, promoveu, na segunda e terça-feira (20 e 21/03), treinamento voltado para os profissionais do centro cirúrgico sobre o Protocolo News (National Early Warning Score, no termo original, em inglês) ou pontuação nacional de aviso precoce.

Trata-se de uma escala de alerta com base em um sistema de concessão de pontos dos padrões vitais e que tem como principal finalidade a identificação precoce do risco de piora clínica do paciente. Os pontos (scores, em inglês) consideram seis parâmetros: frequência respiratória, temperatura, pressão arterial sistólica, frequência cardíaca, nível de consciência e saturação.

“A pontuação detectada determinará as ações da equipe multiprofissional para ajustes clínicos do paciente e vai garantir as intervenções necessárias, em tempo adequado”, explica a enfermeira Tânia Cristina Souza, responsável pela aplicação do treinamento.

Em pares, os profissionais ainda aprenderam, na prática, o modo de fazer o registro no prontuário eletrônico, na parte  de módulos de avaliações e evoluções da ficha do paciente. “Esse procedimento cria um padrão para o atendimento no intervalo de admissão até a alta do centro cirúrgico.

A pontuação de aviso precoce tem o intuito de diminuir a mortalidade dentro dos hospitais e minimizar as ocorrências de paradas cardiorrespiratórias (PCR), favorecendo, assim, a segurança do paciente e de toda a equipe”, acrescentou a enfermeira.

Yasmine de Paiva Eliel (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo